Publicidade
Publicidade

Brasileiro obtém cidadania portuguesa e pode disputar Copa

Fernando, do Porto, recebe documentos que oficializam dupla nacionalidade e aguarda convocação do técnico Paulo Bento – que já rasgou elogios ao jogador

O volante brasileiro Fernando se tornou oficialmente cidadão português. O jogador do Porto, de Portugal, recebeu neste domingo os documentos que oficializam a conquista da dupla nacionalidade, ampliando suas chances de disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pela seleção europeia – é um dos atletas mais elogiados pelo técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento.

Publicidade

Leia também:

Copa, imigração e globalização: a escolha de Diego Costa

“Finalmente chegou! Com muito orgulho, oficialmente português,”, escreveu em seu perfil no Twitter. O técnico do Porto, Paulo Fonseca, é um dos que lutam pela convocação do brasileiro. “O Fernando é um dos melhores jogadores em sua posição em Portugal. É uma opção que caberá agora ao técnico da seleção e, claro, ao atleta”, afirmou.

Natural de Brasília, o jogador foi alvo de negociações com o Paris Saint-Germain e Monaco, da França, durante a última janela de transferências do Velho Continente. É tetracampeão português e também conquistou uma Liga Europa, em 2011. No Brasil, o único título conquistado foi o Campeonato Goiano de 2005, pelo Vila Nova. Pela seleção brasileira, o volante fez parte do grupo que venceu o Sul-Americano Sub-20, em 2007.

Publicidade

A seleção de Portugal tem um recente histórico de participação de brasileiros em seu elenco, casos de Deco, nos Mundiais de 2006 e 2010, e Liedson, também em 2010. Atualmente, o alagoano Pepe, do Real Madrid, é o único que faz parte do grupo comandado por Paulo Bento.

Continua após a publicidade

Publicidade