Brasil ‘perde’ duas vagas na Copa Sul-americana
País passará a ter seis classificados diretos na primeira fase do torneio
Além das mudanças na Copa Libertadores, a Copa Sul-americana também teve mudanças para 2017. O Brasil, que tinha oito vagas, passa a ter seis, mais os possíveis eliminados na Copa Libertadores.
Além do campeão da Copa do Nordeste de 2017, o campeão da Copa Verde de 2016, o Paysandu, já têm vagas garantidas. Os outros quatro deverão vir da série A do Campeonato Brasileiro. Não se sabe se a CBF mudará a forma de classificação com relação à Copa do Brasil. Neste momento, os clubes que chegam às oitavas do torneio, não podem disputar a Sul-americana. Resta saber se isso mudará, por conta das novas regras da Conmebol.
Caso não mude, clubes da série B também poderão disputar o torneio sul-americano.
Além do Brasil, a Argentina também terá seis vagas na primeira fase da competição. Os outros países todos terão quatro vagas.
Na primeira fase, essas 44 equipes se enfrentam em um duelo mata-mata. 22 se classificam para a segunda fase, em que se juntam com dez times que vêm da Copa Libertadores para a sequência do torneio, em mata-mata, até a final.
Dos times que vêm da Copa Libertadores, oito são os terceiros colocados na fase de grupos. Já os outros dois serão os times mais bem classificados eliminados na pré-Libertadores.