Botafogo tem 97% de chances de subir; Vasco tem 95% de chances de cair
Veja as chances de acesso e queda na série B, e de queda, Libertadores e título na série A
O Campeonato Brasileiro está chegando à sua fase final nas quatro divisões. Enquanto a terceira e quarta divisões estão chegando em sua fase mata-mata, a primeira e segunda, que são disputadas todas nos pontos corridos, está chegando em sua última fase.
Neste momento, na série B, o Botafogo lidera o torneio com facilidade. Com 52 pontos, o time carioca tem cinco de vantagem contra o vice-líder, Paysandu. A briga pelas outras três vagas é muito equilibrada e nesse momento é ocupada pelo Paysandu, do Pará, e os dois baianos, Vitória e Bahia. Neste momento o Botafogo tem 9% de chances de acesso, seguido do Paysandu (67%), Vitória (64%) e Bahia (47%).
Na parte debaixo da tabela, três clubes andam “sondando” de perto a série B. Mogi Mirim, ABC e Boa Esporte estão muito perto do rebaixamento. O Ceará vem logo na sequência, mas tem uma chance maior de escapar.
Já na série A, mesmo tendo ultrapassado o Joinville na tabela, o Vasco ainda é favorito ao rebaixamento. Com 23 pontos, a equipe do Rio está agora a oito pontos de sair do Z4. Contudo, o time ainda tem 95% de chance de queda, seguido do próprio Joinville, com 94%. O Figueirense é outro que aparece com mais de 50% de chances. O restante dos clubes da parte debaixo da tabela lutam de forma igual pelo rebaixamento, de acordo com números do matemático Tristão Garcia.
Na luta pela Libertadores, Corinthians e Atlético-MG estão quase classificados. O Grêmio tem grande vantagem e o Palmeiras aparece com ligeira vantagem contra os concorrentes pela quarta vaga, após três vitórias seguidas.
Já na luta pelo título, o Corinthians mantém grande vantagem sobre os rivais, om 76% de chance de título. Em contrapartida, o Atlético-MG segue na luta, com 17% de chances de título, com cinco pontos atrás do Timão.
*Números do site Infobola, do matemático Tristão Garcia
Chance de título na série A
Corinthians – 76%
Atlético-MG – 17%
Grêmio – 5%
Palmeiras e São Paulo – 1%
Chances de Libertadores
Corinthians – 99%
Atlético-MG – 96%
Grêmio – 83%
Palmeiras – 37%
São Paulo e Flamengo – 24%
Santos – 17%
Internacional – 11%
Atlético-PR – 4%
Ponte Preta – 2%
Sport, Fluminense e Cruzeiro – 1%
Chances de rebaixamento na série A
Vasco – 95%
Joinville – 94%
Figueirense – 65%
Chapeceonse – 38%
Goiás – 37%
Avaí – 25%
Coritiba – 17%
Cruzeiro – 12%
Fluminense – 9%
Ponte Preta – 4%
Sport – 3%
Atlético-PR – 1%
Chances de acesso na série B
Botafogo – 97%
Paysandu – 67%
Vitória – 64%
Bahia – 47%
Sampaio Corrêa – 42%
Santa Cruz – 36%
América-MG – 26%
Bragantino – 8%
Náutico – 7%
Luverdense – 4%
Paraná – 1%
CRB-AL – 1%
Chance de rebaixamento na série B
Mogi Mirim – 96%
ABC – 94%
Boa Esporte – 93%
Ceará – 68%
Macaé – 22%
Atlético-GO – 11%
Oeste – 9%
Criciúma – 4%
CRB-AL – 2%
Paraná – 1%