O jogo de volta das semifinais da Liga dos Campeões desta terça-feira colocará frente a frente o atual campeão, Bayern de Munique, contra o maior vencedor da competição, o Real Madrid, na Allianz Arena, às 15h45 (de Brasília). Para ir à final, os alemães precisam reverter a derrota por 1 a 0 do jogo de ida. O treinador do Bayern, Pep Guardiola, esquentou ainda mais o clima do clássico europeu ao atacar a imprensa espanhola, que já dava como certa a vitória do Real. Do outro lado, o técnico Carlo Ancelotti tem dúvidas para o ataque.
Leia também:
Derrota em Madri desperta críticas ao Bayern de Guardiola
Real vence Bayern no Bernabéu e abre vantagem
Para o jogo desta tarde, Guardiola quer o Bayern mais aguerrido e confia na recuperação de seu craque, Franck Ribéry. “Eu o vi jogar com energia e agressividade. Com raiva. Ele precisa disso. Precisa ter raiva do comandante, da torcida, do árbitro e dele mesmo. É com essa característica que o time precisa dele em campo”, afirmou. “Temos que ter coração, quem colocar mais paixão chega à final”, complementou.
Com a vantagem do empate, o Real Madrid ainda não tem sua escalação definida. Com a recuperação do astro Gareth Bale – gripado, ele começou na reserva a partida de ida e foi poupado no fim de semana -, Ancelotti terá que decidir se aposta no galês ou no meia Isco. Na entrevista coletiva, Bale disse que queria jogar. Quem também pode cavar um lugar entre os 11 iniciais do Real Madrid é o lateral brasileiro Marcelo, recuperado de lesão. Já o português Cristiano Ronaldo tem uma inspiração a mais para chegar à decisão: a final será em Portugal, no Estádio da Luz, em Lisboa. “Seria um sonho. Podemos conseguir”, disse o melhor do mundo, já em Munique.
Além das declarações apimentadas, o retrospecto também aumenta a expectativa das equipes. Na semana passada, o Real manteve o tabu de 13 anos sem perder em casa para o Bayern em competições continentais. Agora, no entanto, a história joga a favor do time alemão: em 10 confrontos contra o Real em Munique, o Bayern nunca foi derrotado – foram nove vitórias e um empate. O duelo desta tarde define o primeiro finalista da competição. Na quarta-feira, será a vez de Chelsea e Atlético de Madrid definirem o outro finalista. O primeiro jogo terminou 0 a 0 no estádio Vicente Calderón.
(Com agências EFE e Gazeta Press)