Bayern de Munique contrata Douglas Costa por R$ 103 milhões
Meia de 25 anos deixou o Shakhtar Donetsk depois de disputar a Copa América pela seleção brasileira – na eliminação para o Paraguai, perdeu um pênalti

O Bayern de Munique confirmou nesta quarta-feira a contratação do brasileiro Douglas Costa, meia revelado no Grêmio, que estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, desde 2010, e disputou a última Copa América pela seleção brasileira – perdeu um pênalti na eliminação para o Paraguai. O clube ucraniano informou que o Bayern pagou 30 milhões de euros (103 milhões de reais) pelo acordo com o atleta de 24 anos.
Leia também:
Robinho vai embora do Santos, mais uma vez
Paulinho troca Inglaterra por time de Felipão na China
Por Neymar, PSG planeja ‘loucura financeira’, diz jornal
Liverpool contrata Roberto Firmino por R$ 140 milhões
“É um sonho que se torna realidade. Estou orgulhoso de ser um jogador do Bayern, seguindo os passos de tantos grandes jogadores brasileiros”, afirmou o atleta, que já posou com a camisa da equipe logo após assinar contrato. “Douglas Costa será um bom reforço para o nosso time. Ele tem grande habilidade técnica, um poderoso chute de canhota. É muito ágil e extremamente rápido”, elogiou o diretor esportivo do clube alemão e ex-jogador, Matthias Sammer.
Douglas Costa vestirá a camisa 11 e terá a companhia dos brasileiros Dante e Rafinha – com quem terá de deixar para trás antigos desentendimentos. Durante os duelos entre Bayern e Shakhtar nas oitavas de final da Liga dos Campeões, Douglas Costa e outros atletas brasileiros irritaram os jogadores da equipe alemã. Em áudio vazado nas redes sociais, o lateral Rafinha contou a amigos que Douglas Costa desrespeitou o meia Bastian Schweinsteiger na partida de ida, um empate em 0 a 0.
Na de volta, o Bayern venceu por 7 a 0 e o craque alemão se negou a trocar sua camisa com o brasileiro. Rafinha ainda disse que os brasileiros do Shakhtar, a quem chamou de “molecada nojenta”, são bons jogadores, mas se preocupam demais com dinheiro e não respeitam os adversários.
Douglas Costa é o quarto jogador que defendeu a seleção brasileira no Chile a trocar de time ao fim da Copa América. Antes dele, o meia Roberto Firmino deixou o alemão Hoffenheim para defender o Liverpool, na Inglaterra. O zagueiro Miranda se transferiu do Atlético de Madrid, da Espanha, para a italiana Inter de Milão, e Robinho anunciou que está deixando o Santos, sem anunciar seu próximo destino.

(com Estadão Conteúdo)