O Athletico-PR está de volta à primeira divisão. Em uma tarde de festa e tensão na Arena da Baixada, o Furacão venceu o América-MG por 1 a 0, neste domingo, 23, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol solitário de João Cruz foi suficiente para selar o destino da equipe paranaense, que termina a competição na vice-liderança e cumpre o objetivo do acesso diante de mais de 42 mil torcedores.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Pressão, traves e o gol do alívio
Precisando da vitória para não depender de outros resultados, o Athletico iniciou a partida impondo um ritmo forte, mas esbarrando na ansiedade e nos detalhes. A narrativa do primeiro tempo foi marcada por um domínio dos donos da casa e uma incrível sequência de bolas na trave. Logo aos 10 minutos, em uma tentativa de corte, o zagueiro Ricardo Silva, do América, quase marcou contra, acertando o poste. Aos 25, foi a vez de Julimar carimbar o ferro após boa jogada individual.
O Coelho, jogando apenas para cumprir tabela, tentava explorar os erros do adversário, mas pouco ameaçava o goleiro Santos. A insistência do Furacão foi recompensada apenas na reta final da primeira etapa. Aos 40 minutos, Arthur Dias lançou Viveros, que serviu João Cruz. O meia limpou a marcação e finalizou com precisão no canto direito, explodindo a Arena da Baixada e tirando o peso das costas da equipe antes do intervalo.
Controle do jogo e festa na Arena
Na segunda etapa, o Athletico-PR voltou disposto a ampliar para evitar surpresas, mantendo a postura ofensiva. O time criou diversas oportunidades, transformando o goleiro Gustavo em um dos personagens do jogo. A trave, mais uma vez, foi protagonista: aos 81 minutos, em um lance incrível, Julimar parou em defesa de Gustavo e, no rebote, Viveros acertou o poste direito.
O América-MG tentou estragar a festa com algumas estocadas, sendo a mais perigosa uma finalização de Rafa Silva por cima do gol aos 78 minutos, após cruzamento de Kauã Diniz. No entanto, o sistema defensivo do Furacão se manteve sólido. Com o apito final, a vitória magra, mas justa, confirmou o Athletico-PR na segunda colocação com 65 pontos, garantindo o retorno à Série A em 2026, enquanto o América-MG encerra sua participação no meio da tabela.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas .





