Antes de conseguir o acesso, Marquinhos Santos deixa o Fortaleza e vai ao Figueirense
Treinador vai tentar tirar o Figueirense da zona de rebaixamento
Tuca Guimarães chegou a ser “efetivado”, mas isso não durou muito e o treinador voltou a sua função anterior. O Figueirense, após nova derrota no Brasileiro, contratou Marquinhos Santos para a sequência do Brasileiro.
Marquinhos Santos levou o Fortaleza para as quartas de final da série C, ao ficar em primeiro no grupo A. Contudo, antes dos duelos contra o Juventude, que podem dar o acesso ao clube catarinense, ele trocou o time nordestino pelo Figueirense, que está na série A, lutando contra o rebaixamento.
Marquinhos Santos começou sua carreira nas Categorias de Base. Iniciou em 2003, no Atlético-PR, onde ficou até 2008. Neste ano, foi para a base do rival Coritiba, ficando até 2011, saindo para a Seleção Brasileira de base, que treinou em 2011 e 2012, primeiro na sub-15 e depois na sub-17.
Em 2013, fez seu primeiro trabalho no profissional, no Coritiba, após a saída de Marcelo Oliveira. Em 2014, esteve no Bahia e depois Coritiba, clube que defendeu em 2015.
Neste ano, assumiu o Fortaleza em março e levou o time ao bicampeonato cearense. Anteriormente, ele já havia conquistado o Paranaense de 2013 e o Baiano de 2014, além de diversos títulos na base.