Aberto da Austrália: Djokovic vence e reencontrará Wawrinka na semifinal
Atual campeão, tenista suíço eliminou o número 1 do mundo no ano passado
Novak Djokovic não teve dificuldades para chegar a mais uma semifinal do Aberto da Austrália. Na manhã desta quarta-feira, o número 1 do mundo despachou o canadense Milos Raonic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 6/4 e 6/2, em duas horas de partida, em Melbourne. Com isso, ele encerrou o sonho da torcida canadense de ver um representante do país vencer um Grand Slam pela primeira vez.
Leia também:
Tenista checo elimina Rafael Nadal do Aberto da Austrália
Federer perde para italiano e faz pior campanha na Austrália em 14 anos
Aberto da Austrália terá premiação recorde
Tetracampeão na Austrália (2008, 2011, 2012 e 2013), Djokovic vai encarar nas semifinais o suíço Stanislas Wawrinka, que mais cedo fez 3 sets a 0 no japonês Kei Nishikori. A partida será uma reedição das quartas de final do Grand Slam australiano do ano passado. Na ocasião, o suíço encerrou um tabu de 14 derrotas consecutivas para o sérvio com uma vitória em cinco sets. Na final, Wawrinka levou o título ao vencer o espanhol Rafael Nadal. No retrospecto histórico, porém, Djokovic leva grande vantagem: 16 vitórias e apenas três derrotas.
Sem perder parciais neste ano em Melbourne, Novak Djokovic pode se tornar o único pentacampeão do Aberto da Austrália na era moderna do tênis. Além dele, o norte-americano Andre Agassi e o suíço Roger Federer ganharam o torneio quatro vezes. O australiano Roy Emerson venceu seis vezes na década de 1960, quando o torneio ainda não era aberto a profissionais. Na outra semifinal, o checo Thomas Berdych encara o britânico Andy Murray.
Nas duplas, o brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig se classificaram à semifinal ao derrotarem o espanhol Feliciano López e o bielorrusso Max Mirnyi por 2 sets a 1 com parciais de 6/0, 3/6 e 7/6 (7-4). Para buscar uma vaga na decisão do Aberto da Austrália, o mineiro e o croata, cabeças de chave 4 do torneio, enfrentarão os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut.
Mulheres – A possibilidade do Aberto da Austrália ter uma semifinal entre as irmãs Williams chegou ao fim nesta quarta-feira, mas ao menos uma delas segue firme na luta pelo título. Serena Williams derrotou com facilidade a eslovaca Dominika Cibulkova, atual vice-campeã, por 2 sets a 0, com um duplo 6/2, em 1 hora e 4 minutos.
Agora, a número 1 do ranking da WTA enfrentará a americana Madison Keys, que bateu sua irmã Venus Willliams, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4. As russas Maria Sharapova e Ekaterina Makarova fazem a outra semifinal.
(Com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)