Mundial de Clubes 2025 tem como primeiro critério de desempate o confronto direto; Palmeiras e Inter Miami jogam por empate para avançar no grupo A
Os triunfos do Palmeiras sobre o Al-Ahly, por 2 a 0, e do Inter Miami, por 2 a 1, sobre o Porto mantiveram o grupo A do Mundial de Clubes 2025 completamente aberto, com as equipes de Brasil e Estados Unidos na ponta.
Palmeiras e Inter Miami têm 4 pontos cada um e se enfrentam na última rodada, em Miami, enquanto Porto e Al-Ahly, ambos com um ponto, jogam em Nova Jersey. Os dois jogos acontecem no mesmo dia e horário: na próxima segunda-feira, 23 de junho, às 22h (de Brasília).
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
No atual cenário, um empate no Hard Rock Stadium classificaria Palmeiras e Inter Miami, com a equipe brasileira em primeiro, sem depender do resultado da outra partida.
Ver essa foto no Instagram
Para avançar, o Porto, decepção do grupo até o momento, precisará vencer com larga vantagem o Al-Ahly e torcer para que time de Lionel Messi supere o Palmeiras. Isto pois a organização alterou os critérios de desempate para o torneio: agora o confronto direto é o primeiro critério, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados, de acordo com as regras da Fifa.
Com isso, mesmo que supere o Al-Ahly, o Porto ficaria atrás do Inter Miami caso o Palmeiras vença e chegue a 7 pontos, com americanos e portugueses empatados em 4.
O caso do Al-Ahly é oposto: precisa bater o Porto e torcer para que o Palmeiras vença o Inter Miami. Neste caso, ainda precisaria tirar a diferença de saldo para o Inter Miami, com quem empatou por 0 a 0.
O risco do Palmeiras ser eliminado é pequeno: para isso, teria que ser derrotado pelo Inter Miami e o Porto bater o Al-Ahly, ambos os resultados tirando a diferença de saldo entre brasileiros e portugueses, que atualmente é de três gols (2 a -1).
1 – Confronto direto entre os times empatados em pontos
2 – Saldo de gols nas partidas entre os times empatados
3 – Número de gols marcados nos jogos entre os times empatados em pontos
4 – Saldo de gols em todas as partidas do grupo
5 – Número de gols marcados em todas as partidas do grupo
6 – desempenho disciplinar (número de cartões amarelos)
7 – Sorteio
Em caso de manutenção de empates nos critérios, o classificado será definido por sorteio.
Critérios de desempate do Mundial de Clubes 2026
Nos grupos em que houver um tríplice empate, como pode ocorrer no caso do Botafogo, haverá outra novidade: a decisão será no saldo, mas levando-se em conta apenas os resultados entre os três times empatados, excluindo as partidas contra o lanterna da chave.
Ou seja, usando o grupo B como exemplo: em caso de tríplice empate em 6 pontos, o que ocorrerá caso o Atlético vença o Botafogo e o PSG bata o Seattle, a decisão será no saldo de gols da equipe. No entanto, neste caso, seriam excluídos os resultados dos times contra o Seattle Sounders.
Sendo assim, a diferença de saldo do Botafogo para o Atlético de Madrid, que hoje é de 4 gols (2 para -2) pularia para 5 (+1 e -4). Com isso, o Atleti terá de vencer o Gloriso por 3 gols de diferença para avançar. Os novos critérios vão valer também na Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 seleções.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app