Jorge Jesus: ‘No futuro, Mundial de Clubes será mais apaixonante que a Copa’
Treinador do Al-Hilal demonstrou confiança para a disputa nos Estados Unidos; clube saudita estreia contra o Real Madrid

O técnico Jorge Jesus, do Al-Hilal, demonstrou confiança para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, entre 14 de julho e 13 de junho, nos Estados Unidos. Em entrevista ao site da entidade nesta terça-feira, 29, o treinador português fez uma previsão ousada sobre a nova fórmula do torneio.
“Penso que o Mundial de Clubes, no futuro, vai ser muito mais apaixonante do que uma Copa do Mundo de seleções. Vai ser um espetáculo lindo, não só para os clubes, mas para todos os participantes”, afirmou o ex-técnico do Flamengo. “Penso que este novo Mundial, com o formato diferente, vai criar uma expectativa muito grande em todos os fãs dos 32 clubes.”
O atual campeão saudita ocupa o grupo H, com Real Madrid (Espanha), Pachuca (México) e Rb Salzburg (Áustria). Jesus se disse pronto para a estreia diante do maior campeão europeu. “Já tenho alguma experiência de defrontar várias equipes na Europa, como na Champions League e na Liga Europa. Já enfrentei duas vezes o Real Madrid, é um clube conhecido em todo o mundo, sempre com grandes jogadores, de grande qualidade. Vai ser muito motivante para todos nós”
O jogo será uma revanche para o próprio Al-Hilal, que, então dirigido por Ramón Díaz, perdeu a final do Mundial de Clubes de 2022 para o Real Madrid por 5 a 3. “Não é que seja uma experiência nova nem para mim nem para os jogadores do Al Hilal. Estamos muito esperançosos de fazer um bom campeonato, porque temos qualidade para isso”, disse.
Apesar da presença de dois europeus na chave, Jorge Jesus vê sua equipe em condições de avançar às oitavas de final. “O objetivo é passarmos a primeira fase, e depois acreditamos que tudo pode ser possível. Porque o sorteio também tem influência nas equipes”, complementou Jesus, vice-campeão mundial em 2019 com o Flamengo.
“Nosso objetivo não é só participar, não é só dizer que vamos estar no Mundial. O nosso objetivo é participar e demonstrar a qualidade da equipa do Al Hilal e a qualidade do futebol Saudita”, complementou. O Al-Hilal conta com os brasileiros Renan Lodi, Malcom e Marcos Leonardo no elenco.
Futuro de Jorge Jesus
Jorge Jesus, de 70 anos, tem futuro incerto no Al-Hilal. O ídolo do Flamengo era um dos alvos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir o cargo deixado por Dorival Júnior. No entanto, o avanço nas conversas com Carlo Ancelotti esfriaram a possibilidade, que agradava a Jorge Jesus.
No início do ano, Jesus se envolveu em polêmica ao não inscrever Neymar, alegando que o jogador brasileiro não estava no nível físico dos concorrentes, em declaração que acelerou a saída do astro e seu retorno ao Santos.
O Novo Mundial de Clubes da Fifa
Os grupos do Mundial de Clubes
Grupo A: Palmeiras; Porto-POR; Al Ahly-EGI; Inter Miami-EUA
Grupo B: PSG; Atlético de Madri; Botafogo; Seattle Sounders-EUA
Grupo C: Bayern de Munique; Auckland City-AUS; Boca Juniors; Benfica
Grupo D: Flamengo; Espérance de Tunis-TUN; Chelsea; clube a definir*
Grupo E: River Plate; Urawa Red Diamonds-JAP; Monterrey-MEX; Inter de Milão
Grupo F: Fluminense; Borussia Dortmund; Ulsan HD-COR; Mamelodi Sundowns-AFS
Grupo G: Manchester City; Wydad-MAR; Al Ain-EAU; Juventus
Grupo H: Real Madrid; Al Hilal-SAU; Pachuca-MEX; Salzburg-AUT
Datas: 15 de junho a 13 de julho de 2025
Formato: oito grupos com quatro times cada, com jogos em turno único. A partir das oitavas de final, as partidas serão únicas, com prorrogação e pênaltis em caso de empate. Não haverá disputa de terceiro lugar.
Sedes: Los Angeles, Seattle, Miami, Orlando (com dois estádios), Atlanta, Charlotte, Nasvhille, Cincinatti, Washington, Philadelphia e Nova York.
Os participantes
América do Sul (Conmebol)
Botafogo (Brasil)
Fluminense (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Palmeiras (Brasil)
Boca Juniors (Argentina)
River Plate (Argentina)
América do Norte, Central e Caribe (Concacaf)
Monterrey (México)
Seattle Sounders (EUA)
Pachuca (México)
Inter Miami (EUA)
(clube a definir)
Europa (Uefa)
Manchester City (Inglaterra)
Real Madrid (Espanha)
Chelsea (Inglaterra)
Bayern de Munique (Alemanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Juventus (Itália)
Inter de Milão (Itália)
Atlético de Madrid (Espanha)
Paris Saint-Germain (França)
Red Bull Salzburg (Áustria)
Benfica (Portugal)
Porto (Portugal)
Ásia (AFC)
Al-Hilal (Arábia Saudita)
Urawa Red Diamonds (Japão)
Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
Ulsan (Coreia do Sul)
África (CAF)
Al Ahly (Egito)
Wydad Casablanca (Marrocos)
ES Tunis (Tunísia)
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Oceania (OFC)
Auckland City (Nova Zelândia)