“Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda…”. O coro repetido à exaustão pela torcida do Flamengo para exaltar a conquista do Mundial de Clubes em 13 de dezembro de 1981, há pouco mais de 43 anos, pode ter ganhando uma nova versão nesta sexta-feira, 20.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O Rubro-Negro viveu no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, uma espécie de “déjà vu” da conquista diante do Liverpool. A equipe brasileira venceu o Chelsea por 3 a 1 com amplo domínio, de virada, e encaminhou uma vaga às oitavas de final da competição.

O atacante português Pedro Neto abriu o placar para os Blues, mas Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan conduziram o time a segunda vitória no torneio, alcançando os seis pontos e a liderança isolada do Grupo D.

Com o resultado, o time se mantém na primeira posição da chave, com o Chelsea em segundo lugar, com três pontos. Los Angeles FC-EUA e Espérance-TUN se enfrentam também nesta sexta, às 19h (de Brasília), no Geodis Park, em Nashville. Em caso de empate, o Rubro-Negro se transforma na primeira equipe brasileira já classificada à próxima fase.

1º tempo: falha fatal e ingleses na frente

O Flamengo começou o jogo pressionando o Chelsea. Logo nos primeiros minutos, Arrascaeta e Ayrton Lucas tentaram buscar o primeiro gol em finalizações de fora da área. O time brasileiro empurrava os ingleses contra o próprio campo, que tentavam explorar o erro adversário.

Aos 12, Pedro Neto aproveitou um erro de Wesley na tentativa de cortar uma bola no meio-campo. O camisa 7 partiu em velocidade e chutou na saída de Agustín Rossi para abrir o placar: 1 a 0.

Atacante português Pedro Neto desloca o goleiro Agustin Rossi para abrir o placar - Charly Triballeau/AFP