Publicidade
Publicidade

Uefa confirma Eurocopa de 2028 no Reino Unido e Irlanda

Entidade divulgou os estádios e sedes indicados para a candidatura conjunta, além de países que receberão o torneio na edição de 2032

O comitê executivo da Uefa escolheu nesta terça-feira, 10, Reino Unido e Irlanda como anfitriões da Eurocopa de 2028. Além disso, o presidente da entidade, Aleksander Ceferin, confirmou Itália e Turquia como sedes da edição seguinte do torneio, em 2032.

Publicidade

“Gostaria de felicitar os candidatos e as federações anfitriãs, cuja dedicação, trabalho árduo e compromisso foram devidamente reconhecidos hoje. Juntos criaremos edições inesquecíveis deste grande torneio que nos unirá e celebrará o espírito do desportivismo”, declarou Ceferin, presidente da Uefa, em cerimônia realizada em Nyon, na Suíça.

Os estádios e sedes indicados pela candidatura conjunta do Reino Unido e Irlanda para a Euro de 2028 são: Wembley (Londres), Nacional do País de Gales (Cardiff), Tottenham Hotspur Stadium (Londres), Ettihad Stadium (Manchester), Everton Stadium (Liverpool), St James’ Park (Newcastle), Villa Park (Birmingham), Hampden Park (Glasgow), Dublin Arena (Dublin) e Casement Park (Belfast).

Publicidade

A 18ª edição do torneio ocorrerá pela terceira vez na Inglaterra, após ter sido o único anfitrião, em 1996, e co-anfitrião na edição de 2020, enquanto a Escócia vai receber a competição pela segunda vez, depois de também ter sido co-anfitrião em 2020, com Glasgow.

País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda acolherão pela primeira vez jogos da fase final da competição.

Já a edição segunte, a 19ª, acontecerá na Itália, sendo a quarta vez que o paíse será sede, em conjunto com a Turquia, que também vai receber a competição.

Publicidade

A candidatura conjunta de Itália e Turquia apresentou 20 estádios, dos quais serão escolhidos dez, cinco por país, até outubro de 2026.

Publicidade