Quanto ganha um árbitro de futebol profissional? O site The Athletic teve acesso ao detalhamento de salário anual dos juízes das cinco grandes ligas da Europa e revelou as quantias nesta quinta-feira, 4. Os árbitros de LaLiga, da Espanha, são, em média, os mais bem pagos, enquanto os árbitros da Premier League inglesa são aqueles que podem lucrar mais ao longo de uma temporada.
Segundo o Athletic, os árbitros de LaLiga recebem um salário fixo anual de 124.256 libras esterlinas (cerca de 792.000 reais pela cotação atual), além de uma taxa adicional de 4.205 libras (26.000 reais) por jogo, no caso de árbitros de campo (profissionais do VAR recebem a metade). Os juízes espanhóis ainda recebem 21.929 libras (quase 140.000 reais) extras por ano pelos direitos de imagem, relacionados ao patrocínio do Grupo Wurth nos uniformes.
Já os árbitros da Premier League são pagos em uma escala variável, que vai de 73.191 libras (467.000 reais) a 147.258 libras (939.000 reais) dependendo do nível de experiência e classificação. A taxa adicional por jogo é de 1.116 libras (7.000 reais) para juiz de campo e 837 libras (5.000 reais) para VAR. Ainda de acordo com o site, os árbitros ingleses recebem bônus com base em seus desempenhos.
O site também revelou o salário dos árbitros da Major League Soccer, a principal liga de futebol dos Estados Unidos. Os valores são semelhantes aos da Premier e da Liga, e superiores aos da Série A italiana, da Bundesliga e da Ligue 1 – a liga francesa tem o menor pagamento dentre os citados: 66.616 libras (425.000 reais) por ano.
Eduardo Iturralde Gonzalez, ex-árbitro espanhol, avaliou o desenvolvimento no setor em seu país: “Somos os mais bem pagos há seis anos. Costumávamos ser sexto ou sétimo. É uma luta que começamos há muito, muito tempo. Na minha época, tínhamos que ter outro emprego. Agora há mais profissionalismo e dedicação. Agora os árbitros vivem e pensam em arbitrar 24 horas por dia”.
A reportagem destaca ainda que na elite europeia os árbitros a mudança para o profissionalismo coincidiu com um aumento dos padrões, com programas rigorosos de preparação física e constante feedback sobre desempenho nos jogos.





