Messi, De Bruyne e Haaland concorrem a prêmio da Uefa; Vini Jr. fica fora
Entidade que comanda o futebol europeu divulgou lista de melhores da temporada, mas brasileiro do Real Madrid foi ausência até do top 11
A Uefa divulgou nesta quinta-feira, 17, sua lista de melhores jogadores da temporada 2022/23. Três nomes concorrem ao prêmio principal, que será entregue em 31 de agosto: o argentino Lionel Messi, ex-Paris Saint-Germain e atualmente no Inter Miami, e o belga Kevin de Bruyne e o norueguês Erling Haaland, ambos do Manchester City. Já o brasileiro Vinicius Júnior, destaque do Real Madrid, ficou fora até do top 11 da entidade.
A lista de 11 nomes foi feita pelo grupo de estudos téccnicos da Uefa, com base no desempenho dos atletas por clubes e seleções na temporada passada. Já os três finalistas foram escolhidos com base em votação de treinadores e jornalistas. Veja quem ficou entre a quarta e a 11ª posições:
4. Ilkay Gündogan (ALE/ex-Manchester City, agora no Barcelona)
5. Rodri (ESP/Manchester City)
6. Kylian Mbappé (FRA/PSG)
7. Luka Modric (CRO/Real Madrid)
8. Marcelo Brozovic (CRO/ex-Inter de Milão, agora no Al-Nassr)
9. Declan Rice (ING/ex-West Ham, agora no Arsenal)
10. Alexis Mac Allister (ARG/ex-Brighton, agora no Liverpool)
11. Jesús Navas (ESP/Sevilla)
Entre os finalistas, De Bruyne e Haaland têm como trunfo a conquista da tríplice coroa pelo Manchester City (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra), enquanto Messi se sagrou campeão da Copa do Mundo pela seleção argentina.
Também foram anunciados os candidatos a melhor treinador: Pep Guardiola (Manchester City), Simone Inzaghi (Inter de Milão) e Luciano Spalletti (Napoli). Na premiação, em 31 de agosto, a Uefa também sorteará os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. A cerimônia acontecerá no Fórum Grimaldi, em Mônaco.