Viktor Gyökeres, centroavante sueco do Sporting, ainda é o favorito para ficar com o prêmio de maior goleador das ligas europeias
A disputa pela Chuteira de Ouro 2025 está cada vez mais intensa. Kylian Mbappé, do Real Madrid, igualou Mohamed Salah, do Liverpool, na corrida pelo prêmio dado ao maior artilheiro das ligas europeias, ambos com 28 gols e 56 pontos, mas o topo da tabela ainda pertence ao sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, com 38 gols e 57 pontos.
Mesmo com apenas um ponto de vantagem, Gyökeres leva vantagem significativa em gols: são dez a mais que Mbappé e Salah, considerando apenas os campeonatos nacionais. A Chuteira de Ouro contabiliza exclusivamente os gols marcados nas ligas europeias.
O brasileiro mais bem colocado na lista é Raphinha, do Barcelona, apenas em 21º, com 18 gols e 36 pontos. O atacante gaúcho, capa da PLACAR de maio, porém, é um dos artilheiros da Champions League com 13 gols, empatado com Guirassy, do Borussia Dortmund, o que faz dele um dos candidatos ao prêmio Bola de Ouro.
Gyökeres, que interessa ao Arsenal e outros gigantes do continente, superou em bolas na rede, mas não em pontuação final, o Chuteira de Ouro de 2024, o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, que fez 36 gols e 72 pontos.
1- Gyökers – 38 gols – 57 pontos – Sporting
2- Mbappé – 28 gols – 56 pontos – Real Madrid
3- Salah – 28 gols – 56 pontos – Liverpool
4- Harry Kane – 25 gols – 50 pontos – Bayern de Munique
5- Lewandowski – 25 gols – 50 pontos – Barcelona
6- Retegui – 24 gols – 48 pontos – Atalanta
7- Isak – 23 gols – 46 pontos – Newcastle
8- Biereth – 24 gols – 42,5 pontos – Mônaco/SK Sturm Graz
9- Haaland – 21 gols – 42 pontos – Manchester City
10- Marmoush – 21 gols – 42 pontos – Manchester City/Frankfurt
Para equilibrar a competitividade, os gols feitos nas cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) recebem um multiplicador de 2. Já os gols marcados em ligas ranqueadas entre a 6ª e a 22ª, como a de Portugal, posição contam com um coeficiente de 1,5. Abaixo disso, cada gol vale um ponto.
Em caso de empate na pontuação, o desempate é feito com base no menor número de minutos em campo ao longo da temporada — vence quem jogou menos. Se ainda houver igualdade, o critério seguinte é o número de assistências, favorecendo quem tiver mais passes para gol.
Persistindo o empate, analisa-se a quantidade de gols de pênalti, com vantagem para o jogador que tiver marcado menos vezes dessa forma. Se todos os critérios forem iguais, o prêmio é dividido entre os jogadores.