Publicidade
Publicidade

Lewandowski desafia Haaland na Chuteira de Ouro da Europa

Atacante do Barcelona iniciou temporada 2024/25 em alta e aparece como candidato à disputa pelo tradicional prêmio

Robert Lewandowski atravessa grande fase. No último domingo, 6, o atacante polonês anotou um hat-trick na vitória do Barcelona sobre o Alavés, pelo Campeonato Espanhol, e chegou a 10 gols em nove jogos na temporada. Com o número, ele se igualou a Erling Haaland na segunda posição da Chuteira de Ouro.

Publicidade

O centroavante do Barça, assim como o norueguês do Manchester City, agora soma 20 pontos na disputa. Isso porque o coeficiente para tentos nas maiores ligas é de dois.

Ainda assim, os badalados nomes ainda não estão na ponta do ranking. Com 27 gols em 29 jogos, Alex Tamm, do Kalju FC, da Estônia, lidera com 27 pontos.

Publicidade

Por outro lado, o coeficiente de apenas um ponto por bola na rede pode atrapalhar o artilheiro na sequência da briga.

Páll Klettskard, do Ki Klaksvik, das Ilhas Faroe, é o quarto colocado, com 20 gols em 25 jogos. Quem fecha o top-5 é o brasileiro Reginaldo Ramires, autor de 19 gols pelo Riga, da Letônia, empatado com Alioune Ndoye, do Valmira, também do Campeonato Letão, que também tem coeficiente 1.

Atual vencedor

Harry Kane, do Bayern de Munique, venceu o prêmio na temporada 2023/24. O atacante inglês marcou 36 gols na Bundesliga, chegando aos 72 pontos.

Publicidade

O jogador com mais chuteiras de ouro é Lionel Messi. O argentino conquistou o troféu seis vezes e é seguido por Cristiano Ronaldo, que venceu quatro.

O coeficiente é definido de acordo com a liga. Os jogadores das cinco principais ligas (Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha) marcam dois pontos a cada gol, enquanto os que atuam em times da 6ª à 21ª liga somam 1,5. Os tentos nos demais campeonatos somam um ponto.

Chuteira de Ouro da Europa

  1. Alex Tamm – Kalju FC – 27 pontos
  2. Robert Lewandowski – Barcelona – 20 pontos
  3. Erling Haaland – Manchester City – 20 pontos
  4. Páll Klettskard – Ki Klaksvik – 20 pontos
  5. Reginaldo Ramires – Riga – 19 pontos
  6. Alioune Ndoye – Valmira – 19 pontos
  7. Magnus Eikrem – Molde – 19 pontos
  8. Kristian Eriksen – Molde – 18 pontos
  9. Nikola Vasic – Brommapojkarna – 17 pontos
  10. Marko Regza – Riga – 17 pontos
Publicidade