Técnico de 43 anos encerra passagem pelo clube alemão com três títulos e feito histórico depois de dois anos e meio no cargo
Xabi Alonso parece cada vez mais próximo de se tornar o novo treinador do Real Madrid. Nesta sexta-feira, 9, o Bayer Leverkusen anunciou que o espanhol deixará o clube alemão após dois anos e meio no cargo. Aos 43 anos, o ex-volante deixa o Werkself com três títulos conquistados – uma Bundesliga, uma Supercopa da Alemanha e uma Copa da Alemanha -, sendo o principal deles o inédito Campeonato Alemão de forma invicta em 2024. O provável destino é o Real para substituir o italiano Carlo Ancelotti.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
After almost two-and-a-half years, and during the most successful period in the club's history, our head coach, @XabiAlonso, will leave #Bayer04 at the end of the season. pic.twitter.com/SinXlkWJIJ
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04_en) May 9, 2025
“Após 2 anos e meio inesquecíveis e o período de maior sucesso na história do nosso clube, nosso técnico Xabi Alonso deixará o Bayer 04 Leverkusen no final da temporada”publicou o Bayer Leverkusen nas redes sociais.
“O clube e eu concordamos que esses são meus dois últimos jogos no comando do time. Acreditamos que é hora de sair e que hoje é o momento certo para anunciar isso. Não é hora de falar sobre o futuro, pois queremos nos despedir aqui no domingo”, afirmou Xabi Alonso.
Alonso fará sua despedida depois das partidas diante do Borussia Dortmund, neste domingo, 11, e contra o Mainz, no próximo dia 17. O Bayern de Munique já é matematicamente o campeão da Bundesliga, enquanto o Leverkusen ocupa a segunda colocação. O clube publicou diversas menções homenageando a passagem do treinador.
Leverkusen, de Xabi Alonso, faturou o título alemão com 28 vitórias e seis empates – Ina Fassbender/AFP
De acordo com o jornal espanhol As, Alonso já teria indicado dois reforços ao Real Madrid para a próxima temporada: o meia-atacante alemão Florian Wirtz, do próprio Leverkusen, e o volante espanhol Martín Zubimendi, da Real Sociedad.
A publicação ainda diz que um terceiro nome pode surgir com a chegada iminente de Alonso: o zagueiro alemão Jonathan Tah, com quem também o treinador trabalha no clube alemão.
Com relação a Zubimendi, a reportagem diz que há uma multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 386 milhões na cotação atual), o que facilitaria uma transferência, já que não seria necessário abrir negociação.
Wirtz é visto como um caso mais complexo. O camisa 10 está avaliado em 140 milhões de euros (R$ 902 milhões) e também desperta interesse de uma série de clubes do futebol europeu. Ele marcou 33 gols e distribuiu 31 assistências nas últimas duas temporadas, além de ter se firmado como titular da seleção alemã.
O técnico italiano Carlo Ancelotti, por sua vez, não deve seguir no comando dos merengues mesmo com vínculo até junho de 2026. A tendência é que aceite uma oferta da seleção brasileira para comandar o país na próxima Copa do Mundo.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.