Invicto, Bayer Leverkusen desponta como sensação com Xabi Alonso de técnico
Clube é líder do Campeonato Alemão e aposta no comando do espanhol, de apenas 41 anos, que brilhou dentro dos campos sob o comando da tríade Ancelotti, Guardiola e Mourinho
O Campeonato Alemão dificilmente ganha a atenção do torcedor brasileiro. Quase sempre é o Bayern de Munique líder e o Borussia Dortmund correndo atrás. No entanto, a atual temporada tem apresentado um cenário diferente. Invicto na competição, quem comanda a ponta da tabela da Bundesliga e tem assumido o posto de sensação do futebol europeu é o Bayer Leverkusen, do ex-jogador e agora técnico Xabi Alonso.
Como atleta, Xabi Alonso construiu uma carreira multicampeã, atuando somente em gigantes do futebol europeu. Cria do Real Sociedad, clube basco, brilhou no Liverpool e Real Madrid, e pendurou as chuteiras no Bayern de Munique, em 2017, há somente seis anos. Agora, o campeão do mundo com a Espanha, em 2010, desponta como um dos mais promissores técnicos da nova geração.
🤲🤲 🤲🤲 🤲🤲 🤲🤲#B04SCP 3:1 | #DFBPokal | #Bayer04 | #Werkself pic.twitter.com/3IvIFpK9jG
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball) December 6, 2023
Ainda como meio-campista, Xabi foi comandado pelos três grandes técnicos da época: Carlo Ancelotti, Pep Guardiola e José Mourinho. Naturalmente, o espanhol adequou seu estilo como treinador a partir de suas experiências e, por enquanto, tem o colocado em prática com muito sucesso.
Até aqui, na temporada, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, entre Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga Europa, disputou 21 jogos e venceu 19, além de dois empates. A equipe segue invicta e líder do campeonato local.
O time é escalado no 1:3:5:2 como base, variando para 1:5:4:1 ou 5:2:3 para ter maior solidez no campo defensivo. O elenco é formado por Hrádecký; Kossounou, Tah e Tapsoba (o equatoriano Hincapié também é peça constante); Frimpong, Xhaka, Palacios e Grimaldo; Hofmann, Wirtz e Boniface.
A baixa média de idade do time compensa em intensidade e disposição. A dupla Xhaka e Hofmann são dois atletas que lideram e equilibram com experiência. O jovem atacante nigeriano, ex-Union Saint-Gilloise, faz sua primeira temporada no futebol alemão e é o grande responsável pelas bolas nas redes: são 14 gols em 20 jogos, além de sete assistências.
O Bayer Leverkusen é um time ofensivo, que tenta ocupar o campo adversário e jogar com a bola na maior parte do tempo. Assim como os professores de Xabi Alonso, o espanhol aposta no jogo posicional, em um estilo que valoriza o que Xabi tinha de melhor como atleta: a criatividade, sempre com linhas de passe.
O próximo desafio da equipe alemã é contra o Stuttgart, outro time que vive grande momento na temporada e ocupa atualmente o terceiro lugar no Campeonato Alemão.
A temporada do futebol europeu ainda está chegando em sua metade, e até aqui o Bayer Leverkusen de Xabi é a grande sensação. O espanhol se coloca entre os mais promissores à beira do campo e já desperta o interesse de clubes maiores: como o próprio Real Madrid, que tem futuro indefinido com Ancelotti. Todos querem saber se é possível desbancar o Bayern de Munique na Alemanha e o Leverkusen de Xabi é a grande aposta até aqui.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.