Publicidade
Publicidade

Olho lá fora: 8 brasileiros menos badalados que estão brilhando no exterior

Jovens jogadores vêm despontando no mercado europeu nesta temporada; confira nomes

Com o fim do Campeonato Brasileiro, as atenções agora se voltam mais ao futebol europeu, que chega neste momento ao meio de sua temporada. Para além de nomes consolidados como Vinicius Jr., Gabriel Jesus, Rodrygo e Martinelli, as ligas do Velho Continente contam com brasileiros menos badalados, mas que se destacam até o momento.

Publicidade

O assunto ganha relevância ainda maior num momento de transição na seleção brasileira, com a necessidade de renovação em diversas posições. Por isso, com base no rendimento no período de agosto até então, PLACAR elencou oito jovens brasileiros que fazem temporadas relevantes no exterior.

Yan Couto – Girona

Mais conhecido após ter sido convocado por Fernando Diniz para a seleção brasileira, o lateral-direito de 21 anos é um dos destaques do vice-líder de La Liga. Utilizado muitas vezes com funções ofensivas, o jovem de formação no Coritiba e pertencente ao Grupo City tem quatro assistências e um gol em 14 partidas do Campeonato Espanhol.

Publicidade

João Gomes – Wolverhampton

“Pitbull” do Flamengo de 2022, o garoto de 22 anos se adaptou rapidamente ao futebol inglês. Camisa 8 do Wolverhampton, reduto de brasileiros e portugueses, o jogador vem sendo utilizado bastante, com titularidade em 12 de suas 13 partidas de Premier League. Segundo o Sofascore, Gomes recupera 5,2 bolas por jogo e tem porcentagem de 83% nos passes certos. Os Wolves ocupam a 13ª colocação da liga inglesa.

Savinho – Girona

Savinho, destaque do Girona - Girona/Divulgação
Savinho, destaque do Girona – Girona/Divulgação

Em 15 partidas pela sensação do Espanhol, o ponta formado nas categorias de base do Atlético Mineiro tem quatro gols e quatro assistências. Além disso, em La Liga, criou cinco chances claras de gol e deixou os companheiros com condições de finalizar em 17 ocasiões. Savinho, de 19 anos, também se destaca pelos dribles certos, pela média de 2,2 por partida.

Éderson – Atalanta

O ex-volante de Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza casou perfeitamente com o futebol italiano, desde sua chegada à Salernitana. Hoje no Atalanta, o meio-campista de 24 anos tem boas chegadas ao ataque, o que rendeu quatro gols e uma assistência em 14 aparições pela Série A. Da mesma forma, mostra vigor defensivo, com 6,6 bolas recuperadas por jogo em média.

Publicidade

Igor Paixão – Feyenoord

Desde a última temporada na Holanda, o atacante ex-Coritiba é um dos protagonistas do Feyenoord. Aos 23 anos, o ponta tem quatro gols e duas assistências em 15 jogos do Campeonato Holandês. Vale ressaltar que a influência ofensiva na criação de jogadas coloca o brasileiro em evidência no cenário do Velho Continente.

Reinier – Frosinone

Depois de diversos empréstimos junto ao Real Madrid sem sucesso, o ex-flamenguista Reinier vem tendo um início animador na Itália. O meia-atacante de 21 anos fez um gol e anotou duas assistências em sete jogos pelo Frosinone, com direito a titularidade em todas as ocasiões.

Natan – Napoli

Vendido pelo Red Bull Bragantino, o zagueiro Natan é uma das gratas novidades para o futebol brasileiro. No Napoli, o garoto de 22 anos é destaque pela sua segurança defensiva e capacidade de construir com os pés. Canhoto, acerta 88% dos passes e não cometeu nenhum erro que levou ao chute no Campeonato Italiano.

João Pedro – Brighton

Convocado por Fernando Diniz para a seleção, João Pedro faz bom início de temporada no Brighton. No futebol inglês desde 2020, o jovem de 22 anos vem recebendo oportunidades vindo do banco (titular em apenas cinco dos 15 jogos que atuou na Premier League) no time de De Zerbi. Ainda assim, marcou cinco gols e deu uma assistência, o que configura média de uma participação direta a cada 125 minutos em campo.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade