Publicidade
Publicidade

Gyökeres, Amorim e mais destaques do Sporting, campeão português

Os Leões chegaram ao 20° título da Liga de Portugal após campanha irretocável, com 27 gols de artilheiro sueco e com a intensidade imposta por seu técnico

Após vencer o Portimonense por 3 a 0, no último sábado, 4, o Sporting contou com o tropeço do Benfica no domingo, 5, para conquistar o título do Campeonato Português. O time verde e branco de Lisboa levantou o 20° troféu da liga portuguesa, com direito a ataque avassalador e campanha sem sustos.

Publicidade

Com mais dois jogos a fazer, os Leões alcançaram os 84 pontos em 32 rodadas. Sem sustos, a equipe treinada por Rúben Amorim somou 92 gols feitos e 29 sofridos. Seguro defensivamente, o Sporting contou com brilho do centroavante sueco Viktor Gyökeres e dos atacantes Pedro Gonçalves, Paulinho e Francisco Trincão.

Invicto no Campeonato Português há 19 partidas, o clube de Alvalade ainda teve o meia Nuno Santos, escalado aberto pelo lado esquerdo e muito decisivo, com 8 assistências na Liga. O jovem zagueiro Gonçalo Inácio também foi um dos importantes pilares do elenco.

Publicidade

Entre os campeões, o Sporting conta com dois brasileiros no plantel. Matheus Reis, formado como lateral-esquerdo no São Paulo, conseguiu espaço atuando muitas vezes como zagueiro em Alvalade e fez 14 partidas como titular. Contratado no início deste ano, o defensor Rafael Pontelo teve participação mais tímida, com apenas uma utilização já nos acréscimos em vitória sobre o Vizela.

Gyökeres, artilheiro com 27 gols, é a maior contratação da história do clube português. O atacante de 25 anos foi comprado em julho do último ano por 20 milhões de euros (108 milhões de reais) junto ao Coventry, segundo valores informados pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Gyökeres comemora um dos 36 gols pelo Sporting na atual temporada - Patricia de Melo Moreira/AFP
Gyökeres foi a referência do Sporting na temporada – Patricia de Melo Moreira/AFP

Cobiçado pelo mercado, com cláusula de 100 milhões de euros (540 milhões de reais), já tem o futuro ligado a clubes como Arsenal e Milan. Gyökeres foi formado pelo Brommapojkarna, pequeno time de Estocolmo. Somando todas as competições, ele tem 41 gols em 47 jogos na temporada 2023/2024.

Publicidade

Bicampeão, Amorim diz que fica

À beira do campo, o destaque é o ídolo Amorim, arquiteto de uma equipe equilibrada, consistente e intenso. Naturalmente, o técnico português se tornou alvo de gigantes clubes ao redor do mundo. Amorim, no entanto, afirmou que fica em Lisboa após o título: “Dedico a todos os sportinguistas, isto é de todos. Eu fico, tenho contrato com o Sporting. É especial.”

Formado como jogador pelo Belenenses, clube onde ficou de 2003 e 2008, Rúben Amorim tem a maior parte de sua história ligada ao Benfica, de 2008 a 2017. Só saiu para empréstimos ao Sporting Braga e ao Al-Wakrah, do Catar. A carreira acabou abreviada por problemas no joelho, em 2017. Ainda jogou a Copa do Mundo de 2010.

Na infância, curiosamente, adotou o hóquei sobre patins como esporte favorito, até os sete anos. Com essas influências, já completa 4 anos no comando do Sporting, onde também conquistou o Campeonato Português de 2020/21. O Sporting ainda está na final da Taça de Portugal, marcada para dia 26 de maio contra o Porto.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade