Zara Philipps, neta da Rainha Elizabeth II da Inglaterra e medalha de prata no concurso completo de equitação por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres, é muito popular no Reino Unido, apesar de ser apenas a 13ª na linha de sucessão ao trono. Na segunda-feira, ao completar uma prova de cross-country sem faltas e dentro […]
Zara Philipps, neta da Rainha Elizabeth II da Inglaterra e medalha de prata no concurso completo de equitação por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres, é muito popular no Reino Unido, apesar de ser apenas a 13ª na linha de sucessão ao trono.
Na segunda-feira, ao completar uma prova de cross-country sem faltas e dentro do tempo com seu cavalo High Kingdom, a jovem foi incentivada ao longo de todo o percurso e esperada por uma centena de fãs na chegada.
A amazona foi eleita atleta do ano pela BBC em 2006 depois de ter levado o título mundial montada sobre Toytown, seu grande “amor”, já aposentado.
O concurso completo é uma instituição na Grã-Bretanha, onde as mulheres são claramente majoritárias no mais alto nível. Assim, nos Jogos Olímpicos de Londres a equipe britânica está composta por quatro amazonas e um único cavaleiro, William Fox-Pitt.
Zara também soube ganhar a admiração do público com seu caráter e seus valores, já que é preciso coragem em uma modalidade de alto risco, que suscitou grandes polêmicas no país há dez anos, quando duas amazonas de primeiro escalão morreram.
Além dos meios financeiros, Zara também tinha outras disposições “genéticas” para o concurso completo, já que sua mãe, a princesa Anne, foi campeã da Europa por equipes em 1971 e seu pai, o capitão Mark Phillips, foi medalha de ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972.
Zara Phillips se casou no dia 30 de julho de 2011 com Mike Tindall, capitão da seleção inglesa campeã do mundo de rugby em 2003, e na segunda-feira, ao descer de seu cavalo, considerou que sua participação nos Jogos “era a melhor maneira de comemorar este primeiro aniversário”.