Publicidade
Publicidade

Vini Jr. é o melhor do mundo? Os números dos favoritos

Protagonismo e poder de decisão pelo Real Madrid na Champions são trunfos do brasileiro contra Mbappé, Bellingham e Haaland; confira a corrida pela Bola de Ouro e Fifa The Best

O Real Madrid chegou à sua 18ª final de Champions League, após eliminar o Bayern de Munique. Eleito o melhor em campo, Vini Jr. tem brilhado cada vez mais com a camisa blanca, sendo decisivo e se tornado o grande protagonista na campanha dos espanhóis. Os números elevam ainda mais a importância do brasileiro, que se coloca como um sério concorrente ao prêmio de melhor do mundo – seja a Bola de Ouro ou Fifa The Best.

Publicidade

No começo ou mesmo na metade da temporada, o nome de Vinicius Júnior figurava abaixo dos favoritos Erling Haaland, Kylian Mbappé e até mesmo do companheiro Jude Bellingham quando assunto era o prêmio de melhor do mundo. O brasileiro, no entanto, se tornou o grande protagonista do agora finalista europeu Real Madrid, em busca do 15º título de Champions.

No primeiro encontro contra o Bayern de Munique, na Alemanha, na semifinal, Vini Jr. marcou duas vezes e deixou o Real Madrid em situação mais confortável para a volta. No Bernabéu, o brasileiro não marcou, mas foi responsável pelo chute que virou rebote para o tento de Joselu.

Publicidade

O zagueiro De Ligt, da equipe bávara, disse após o jogo: “Vinicius provavelmente é o melhor jogador do mundo”. No post do brasileiro festejando a classificação, o argentino Garnacho comentou com certeza: “Best player in the world”.

A atuação de Vinicius na semifinal ilustra muito bem o poder de decisão com a camisa merengue. Isso porque são três gols e duas assistências em seis jogos de mata-mata. Na temporada inteira, Vini soma 31 participações em gols em 41 jogos disputados. Os números frios são suficientes para colocar o brasileiro como um dos favoritos às premiações de final de temporada – independente do resultado da final da Champions.

Vinicius Júnior (Real Madrid e Brasil)
⚔️ 41 jogos
⚽️ 21 gols
🎯 10 assistências
⌛️ ⁠finalista da Champions
🏆 ⁠campeão de La Liga
🏆 ⁠campeão da Supercopa da Espanha
(3 gols e 2 assistências em 6 jogos do mata-mata da Champions)

Publicidade

NO PÁREO: BELLINGHAM, HAALAND E MBAPPÉ

Principais concorrentes de Vini aos prêmios, Bellingham Haaland e Mbappé também impressionam pelos números. O inglês, companheiro do brasileiro no Real Madrid, ainda tem os trunfos dos títulos coletivos, além da possibilidade de vencer a Champions.

O meio-campista iniciou a temporada pelos Merengues em grande fase, utilizado no ataque ao lado de Vinicius e Rodrygo. Com o passar do tempo, acabou tendo menos participações diretas, mas manteve o bom desempenho, ainda que sem brilho na reta final da Champions.

Por outro lado, Haaland e Mbappé amargaram a eliminação de suas respectivas equipes no principal torneio de clubes. O Manchester City inclusive acabou eliminado pelo próprio Real Madrid, enquanto o PSG também caiu na semifinal, mas para finalista Borussia Dortmund.

O atacante norueguês sofreu com lesões na temporada e mesmo assim detém o incrível número de 45 participações em gols nos 46 jogos que disputou. É concorrente sério novamente a artilharia da Premier League, onde soma 25 gols. O City segue na corrida pelo título inglês, prêmio que ainda pode ajudar Haaland.

Na outra raia está o francês Kylian Mbappé, que soma os melhores números dentre os três concorrentes. São 48 gols e 15 assistências (63 G/A) em 52 jogos. No entanto, pesa contra o atacante as atuações apagadas nas semifinais da Champions. Disputar uma competição mais fraca como a Ligue 1 também não ajuda. Ainda assim, Mbappé deve ser o principal nome da seleção na Euro e isso pode mudar tudo.

Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
⚔️ 43 jogos
⚽️ ⁠23 gols
🎯 ⁠11 assistências
🏆 ⁠campeão da Supercopa da Espanha
⁠🏆 campeão de La Liga
⌛️ ⁠finalista de Champions
(1 assistência em 5 jogos de mata-mata da Champions)

Erling Haaland (Manchester City e Noruega)
⚔️ 46 jogos
⚽️ ⁠39 gols
🎯 ⁠6 assistências
🏆 ⁠campeão da Supercopa da Europa
(1 gol em 4 jogos do mata-mata da Champions)

Kylian Mbappé (PSG e França)
⚔️ 52 jogos
⚽️ ⁠48 gols
🎯 ⁠15 assistências
🏆 ⁠campeão da Ligue 1
⁠🏆 campeão da Supercopa da França
(5 gols em 6 jogos do mata-mata da Champions)

OUTROS CANDIDATOS

Outros candidatos que correm por fora são nomes como Harry Kane e Lautaro Martínez. A dupla, no entanto, protagoniza uma briga mais forte pela Chuteira de Ouro – premiação de artilheiro que contabiliza gols somente nas competições nacionais e não continentais. O atacante inglês lidera e deve faturar.

O finalista Borussia Dortmund se destaca mais pelo futebol coletivo e, ainda que Sancho, Adeyemi e até Reus chamem os holofotes, os melhores números são de Julian Brandt: são nove gols e 14 assistências na temporada. Se historicamente o campeão da Champions conta com o melhor do mundo no elenco, o alemão tem uma remota chance.

Os jovens Florian Wirtz e Phil Foden foram outros que se destacaram demais na temporada, mas são azarões.

Harry Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
⚔️ 49 jogos
⚽️ ⁠47 gols
🎯 ⁠13 assistências
(4 gols e 1 assistência no mata-mata da Champions)

Lautaro Martínez (Inter de Milão e Argentina)
⚔️ 50 jogos
⚽️ 27 gols
🎯 3 assistências
🏆 ⁠campeão da Série A
⁠🏆 campeão da Supercopa da Itália
(sem participações diretas em 2 jogos do mata-mata da Champions)

Florian Wirtz (Bayer Leverkusen e Alemanha)
⚔️ 47 jogos
⚽️ ⁠19 gols
🎯 ⁠18 assistências
🏆 ⁠campeão da Bundesliga
⌛️ semifinalista da Europa League

Julian Brandt (Borussia Dortmund e Alemanha)
⚔️ 44 jogos
⚽️ ⁠9 gols
🎯 ⁠14 assistências
⌛️ ⁠finalista de Champions
(1 gol e 1 assistência em 6 jogos do mata-mata da Champions)

Phill Foden (Manchester City e Inglaterra)
⚔️ 55 jogos
⚽️ ⁠24 gols
🎯 ⁠12 assistências
🏆 ⁠campeão da Supercopa da Europa
(2 gols e 1 assistência em 4 jogos do mata-mata da Champions)

MESSI E CRISTIANO RONALDO

A hegemonia parece ter acabado, mas nunca se pode descartar Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Os números dos dois gênios da bola são incríveis na temporada, mas pesa o fato de atuarem em ligas alternativas. A depender do cenário, a Copa América e a Euro podem colocar um dos dois no páreo. O argentino soma 41 participações em gols em apenas 26 jogos, enquanto o português soma 64 em 52 jogos.

Lionel Messi (Inter Miami e Argentina)
⚔️ 26 jogos
⚽️ ⁠25 gols
🎯 16 assistências
⁠🏆 campeão da Leagues Cup

Cristiano Ronaldo (Al-Nassr e Portugal)
⚔️ 52 jogos
⁠⚽️ 52 gols
⁠🎯 12 assistências
⁠🏆 campeão da Copa dos Campeões Árabes

Publicidade