Publicidade
Publicidade

Torcedor vai pagar caro para ver partida da NBA no Brasil

Jogo na HSBC Arena, no Rio, no Dia das Crianças, tem ingressos de 90 reais (meia entrada) a 2 000 reais, valor da cadeira VIP

Os fãs brasileiros da bola laranja terão, enfim, uma chance de ver de perto algumas das principais estrelas da multimilionária liga americana de basquete, a NBA. Na manhã desta terça-feira, num evento na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, a NBA anunciou oficialmente a partida e revelou detalhes daquele que será o primeiro jogo profissional da liga disputado no Brasil. A data escolhida foi o próximo Dia das Crianças, em 12 de outubro, às 18 horas, no ginásio HSBC Arena, na Barra da Tijuca. Para a temporada 2012/2013, dez jogos foram selecionados para serem disputados fora dos Estados Unidos e do Canadá. Os brasileiros receberão o confronto entre o Chicago Bulls, time eternizado pelo maior jogador da história, o lendário Michael Jordan, e o Washington Wizards, que terá como grande atração o pivô brasileiro Nenê Hilário.

Publicidade

Desde 1978 a NBA instituiu o chamado Global Games. Neste ano, sete países receberão dez partidas – sendo oito da pré-temporada (fase de amistosos um mês antes de o campeonato começar) e outras duas da temporada regular, uma em Londres e outra na Cidade do México. A entidade já tem 15 escritórios espalhados pelo mundo e abre agora um no Brasil. “Isso indica que estaremos aqui num projeto de longo prazo. E vamos começar a mostrar isso neste primeiro evento. Serão 150 pessoas envolvidas, entre jogadores, mascotes e animadoras de torcida que virão dos Estados Unidos. Faremos um espetáculo exatamente nos moldes do que se vê em Miami, Dallas, Chicago, Washington ou qualquer arena de lá”, diz o diretor executivo da NBA no Brasil, Arnon de Mello.

Leia também:

Splitter renova com Spurs. R$ 20,3 milhões por ano

Festa do título do Miami Heat leva 400.000 às ruas

Continua após a publicidade

A América Latina é um dos grandes mercados para o basquete americano, tanto em termos de audiência de televisão quanto de verbas de patrocinadores e a venda de produtos oficiais das equipes. O interesse no Brasil aumenta pelo fato de que, para a próxima temporada, o país pode ter um número recorde de oito representantes na Liga. Além de Nenê, que vem com o Wizards ao Rio, estão confirmados Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Fab Melo (Boston Celtics), Scott Machado (Golden State Warriors), Leandrinho (que negocia com alguns clubes) e Vitor Faverani (Boston Celtics). Outros dois brasileiros escolhidos no draft podem integrar o elenco – são eles: Lucas Bebê (Atlanta Hawks) e Raulzinho (Utah Jazz). Para Philippe Moggio, vice-presidente da NBA na América Latina, essa aproximação poderá contribuir para a evolução do basquete brasileiro. “Nossa ideia sempre foi trazer um jogo da NBA para cá antes da Olimpíada de 2016. Ou seja, estamos trazendo três anos antes”, diz.

Publicidade

Preços salgados – Os ingressos para o jogo entre Chicago e Washington começarão a ser vendidos pela internet, no próximo dia 8 de agosto, às 23h30. No dia seguinte, haverá venda nas bilheterias do HSBC, com preços variando entre 90 reais (preço de meia entrada válido para estudantes no nível 3 das arquibancadas) a 2 000 reais (cadeira vip). Apesar de alguns dirigentes da NBA entenderem que o valor ficou elevado demais, a IMX, promotora do jogo – e que também integra o consórcio que administra o novo e caríssimo Maracanã -, acredita que os ingressos acabarão rapidamente: “Os preços foram definidos em conjunto e levamos em conta a experiência de outros grandes eventos, como as lutas de UFC”, disse o vice-presidente da IMX, Ênio Ferreira.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

O curioso é que em outros países que receberão partidas da NBA os preços fixados são um pouco menos salgados. Dois dias antes da apresentação no Rio de Janeiro, a cidade de Manila, nas Filipinas, na Ásia, receberá o duelo entre Houston Rockets e Indiana Pacers, com ingressos variando de preço entre 550 e 32 300 pesos filipinos (de 28 a 1 680 reais). Na semana anterior, dia 5 de outubro, o Oklahoma City Thunder, da superestrela Kevin Durant, vai a Istambul enfrentar os turcos do Fenerbahce, com ingressos que oscilam entre 74 reais a 289 reais. Em 4 de dezembro, a Cidade do México terá uma atração ainda mais interessante, num jogo da temporada regular entre o atual vice-campeão San Antonio Spurs e o Minnesota Timberwolves. Para este confronto, os mexicanos terão à disposição ingressos entre 13 a 423 dólares, ou seja, entre 29 e 956 reais.

Continua após a publicidade

Publicidade