Torcedor vai pagar caro para ver partida da NBA no Brasil
Jogo na HSBC Arena, no Rio, no Dia das Crianças, tem ingressos de 90 reais (meia entrada) a 2 000 reais, valor da cadeira VIP
Os fãs brasileiros da bola laranja terão, enfim, uma chance de ver de perto algumas das principais estrelas da multimilionária liga americana de basquete, a NBA. Na manhã desta terça-feira, num evento na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, a NBA anunciou oficialmente a partida e revelou detalhes daquele que será o primeiro jogo profissional da liga disputado no Brasil. A data escolhida foi o próximo Dia das Crianças, em 12 de outubro, às 18 horas, no ginásio HSBC Arena, na Barra da Tijuca. Para a temporada 2012/2013, dez jogos foram selecionados para serem disputados fora dos Estados Unidos e do Canadá. Os brasileiros receberão o confronto entre o Chicago Bulls, time eternizado pelo maior jogador da história, o lendário Michael Jordan, e o Washington Wizards, que terá como grande atração o pivô brasileiro Nenê Hilário.
Desde 1978 a NBA instituiu o chamado Global Games. Neste ano, sete países receberão dez partidas – sendo oito da pré-temporada (fase de amistosos um mês antes de o campeonato começar) e outras duas da temporada regular, uma em Londres e outra na Cidade do México. A entidade já tem 15 escritórios espalhados pelo mundo e abre agora um no Brasil. “Isso indica que estaremos aqui num projeto de longo prazo. E vamos começar a mostrar isso neste primeiro evento. Serão 150 pessoas envolvidas, entre jogadores, mascotes e animadoras de torcida que virão dos Estados Unidos. Faremos um espetáculo exatamente nos moldes do que se vê em Miami, Dallas, Chicago, Washington ou qualquer arena de lá”, diz o diretor executivo da NBA no Brasil, Arnon de Mello.
Leia também:
Splitter renova com Spurs. R$ 20,3 milhões por ano
Festa do título do Miami Heat leva 400.000 às ruas
A América Latina é um dos grandes mercados para o basquete americano, tanto em termos de audiência de televisão quanto de verbas de patrocinadores e a venda de produtos oficiais das equipes. O interesse no Brasil aumenta pelo fato de que, para a próxima temporada, o país pode ter um número recorde de oito representantes na Liga. Além de Nenê, que vem com o Wizards ao Rio, estão confirmados Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Fab Melo (Boston Celtics), Scott Machado (Golden State Warriors), Leandrinho (que negocia com alguns clubes) e Vitor Faverani (Boston Celtics). Outros dois brasileiros escolhidos no draft podem integrar o elenco – são eles: Lucas Bebê (Atlanta Hawks) e Raulzinho (Utah Jazz). Para Philippe Moggio, vice-presidente da NBA na América Latina, essa aproximação poderá contribuir para a evolução do basquete brasileiro. “Nossa ideia sempre foi trazer um jogo da NBA para cá antes da Olimpíada de 2016. Ou seja, estamos trazendo três anos antes”, diz.
Preços salgados – Os ingressos para o jogo entre Chicago e Washington começarão a ser vendidos pela internet, no próximo dia 8 de agosto, às 23h30. No dia seguinte, haverá venda nas bilheterias do HSBC, com preços variando entre 90 reais (preço de meia entrada válido para estudantes no nível 3 das arquibancadas) a 2 000 reais (cadeira vip). Apesar de alguns dirigentes da NBA entenderem que o valor ficou elevado demais, a IMX, promotora do jogo – e que também integra o consórcio que administra o novo e caríssimo Maracanã -, acredita que os ingressos acabarão rapidamente: “Os preços foram definidos em conjunto e levamos em conta a experiência de outros grandes eventos, como as lutas de UFC”, disse o vice-presidente da IMX, Ênio Ferreira.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
O curioso é que em outros países que receberão partidas da NBA os preços fixados são um pouco menos salgados. Dois dias antes da apresentação no Rio de Janeiro, a cidade de Manila, nas Filipinas, na Ásia, receberá o duelo entre Houston Rockets e Indiana Pacers, com ingressos variando de preço entre 550 e 32 300 pesos filipinos (de 28 a 1 680 reais). Na semana anterior, dia 5 de outubro, o Oklahoma City Thunder, da superestrela Kevin Durant, vai a Istambul enfrentar os turcos do Fenerbahce, com ingressos que oscilam entre 74 reais a 289 reais. Em 4 de dezembro, a Cidade do México terá uma atração ainda mais interessante, num jogo da temporada regular entre o atual vice-campeão San Antonio Spurs e o Minnesota Timberwolves. Para este confronto, os mexicanos terão à disposição ingressos entre 13 a 423 dólares, ou seja, entre 29 e 956 reais.