Publicidade
Publicidade

Tocha olímpica chega ao estádio de Wembley a 2 dias da cerimônia de abertura

Londres, 25 jul (EFE).- Faltando dois dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a tocha olímpica passou nesta quarta-feira pelo estádio de Wembley, um dos locais de competição mais tradicionais do evento e que receberá partidas do torneio de futebol. No 68º dia do percurso da chama pelo Reino Unido, 153 […]

Londres, 25 jul (EFE).- Faltando dois dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a tocha olímpica passou nesta quarta-feira pelo estádio de Wembley, um dos locais de competição mais tradicionais do evento e que receberá partidas do torneio de futebol.

Publicidade

No 68º dia do percurso da chama pelo Reino Unido, 153 pessoas fizeram parte do revezamento ao longo de 49 quilômetros pelo norte da capital britânica, um trajeto no qual milhares de pessoas foram às ruas para celebrar a passagem de um dos símbolos mais conhecidos das Olimpíadas.

O ex-goleiro britânico Gordon Banks, de 75 anos, campeão da Copa do Mundo em 1966 com a seleção inglesa, foi encarregado de levar a tocha pelas imediações do novo estádio de Wembley, construído em 2007 no mesmo lugar onde estava o antigo.

Publicidade

O estádio receberá durante os Jogos as finais de futebol masculino e feminino (11 e 9 de agosto respectivamente), duas semifinais, algumas partidas das quartas de final, assim como diversos jogos da fase de grupos do torneio olímpico.

O revezamento da tocha, que desembarcou no Reino Unido em 18 de maio procedente de Olímpia, cidade grega onde se realizavam os Jogos na antiguidade, terá seu maior percurso nesta quinta-feira.

O revezamento do fogo olímpico passará amanhã por bairros do centro londrino, como Camden, Fulham e Chelsea, e por alguns dos pontos turísticos da capital britânica, como a Trafalgar Square, o Hyde Park e a Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido.

Publicidade

No último dia de seu percurso, sexta-feira, a tocha descerá pelo rio Tâmisa a bordo da embarcação real ‘Gloriana’, a mesma que liderou o desfile em honra à rainha Elizabeth II nas celebrações de seu 60º aniversário no trono, no mês passado.

À noite, a chama chegará pontualmente ao Estádio Olímpico de Stratford para protagonizar a cerimônia de abertura dos Jogos, dirigida pelo cineasta britânico Daniel Boyle em um espetáculo de aproximadamente três horas que será iniciado às 17h (de Brasília). EFE

gx/rpr-dr

Continua após a publicidade

Publicidade