Tocha dos Paralímpicos percorrerá Londres no dia 28
Londres, 15 ago (EFE).- A tocha dos Jogos Paralímpicos percorrerá a cidade de Londres no próximo dia 28 de agosto e será carregada por cinco deficientes físicos, em um trajeto que terá duração de 24 horas e que será finalizado no Estádio Olímpico de Stratford. A tocha será acesa em uma cerimônia em Stoke Mandeville, […]
Londres, 15 ago (EFE).- A tocha dos Jogos Paralímpicos percorrerá a cidade de Londres no próximo dia 28 de agosto e será carregada por cinco deficientes físicos, em um trajeto que terá duração de 24 horas e que será finalizado no Estádio Olímpico de Stratford.
A tocha será acesa em uma cerimônia em Stoke Mandeville, a partir do fogo de outras quatro piras, que serão acesas em Londres, Belfast, Edibumrgo e Cardiff, nos dias 24, 25, 26 e 27 respectivamente, explicou nesta quarta-feira a organização dos Jogos.
Depois, a tocha percorrerá os condados de Buckinghamshire e Hertfordshire para chegar ao estádio de Stratford a tempo da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, que serão realizados até o dia 9 de setembro.
A extensão do percurso contrasta com a da tocha dos Jogos Olímpicos, que viajou cerca de 13 mil km ao longo da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Gales, de 18 de maio a 27 de julho.
A tocha paralímpica foi desenhada por Edward Barber e Jay Osgerby com o objetivo de refletir a modernidade e a inovação. Ela conta com um efeito refletor para que possa ser vista na escuridão, pois parte do percurso será realizado durante a noite.
As cinco pessoas que levarão a tocha são de diferentes zonas de Londres e padecem de diferentes graus de paralisia por lesão na medula espinhal. Eles foram escolhidos pela organização ‘Aspire Trust’.
Segundo Hilary Farmiloe, porta-voz da organização, os cinco escolhidos são ‘exemplos’ para outras pessoas incapacitadas por ‘terem superado seus próprios desafios e alcançado o sucesso’.
A entrada da tocha no Estado Olímpico de Stratford inaugurará a competição paralímpica, na qual participarão 200 atletas de 160 países, que competirão em 20 disciplinas esportivas. EFE