Esporte Salão do Automóvel de Detroit 2013 Galeria com 20 fotos sobre Salão do Automóvel de Detroit 2013, produzida pela equipe de VEJA.com Por Da Redação 16 de jan, 2013, 06:33 1/20 Ferrari F12berlinetta – A Ferrari mais potente da história finalmente deu o ar da graça em Detroit, quase 12 meses após ter sido apresentada pela primeira vez ao público, no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2012. A substituta da 599 Fiorano traz um motor V12 6.3 capaz de produzir 740 cv de potência a 8.500 rpm e 70 kgfm de torque (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 2/20 Chevrolet Corvette Stingray – Considerado a vedete desta edição do salão, o novo Corvette Stingray não deve vir ao Brasil. A sétima geração do esportivo símbolo dos EUA é equipada com um motor V8 6.2 de 450 cv e 62,2 kgfm de torque e está associado a um câmbio manual de sete marchas ou a uma transmissão automática de seis velocidades. A General Motors diz que a versão manual atinge os 100 km/h em menos de 4 segundos (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 3/20 Hyundai HCD-14 Genesis – De visual futurista e recheado de tecnologias inovadoras, o conceito faz uma prévia visual da próxima geração de modelos de luxo da marca coreana. Além do motor Tau V8 5.0, com injeção direta de combustível, outro destaque do carro-conceito de luxo é um dispositivo capaz de acionar funções por meio do movimento dos olhos (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 4/20 Audi RS7 – Ainda não se sabe ao certo quando ele desembarca no país, mas isso é uma questão de tempo. O novo sedã esportivo, que passa a ocupar o lugar deixado pelo RS6, cuja produção foi encerrada, vem com motor V8 4.0 turbo, de injeção direta de combustível, capaz de gerar 567 cv de potência e 71,4 kgfm de torque máximo, e tração integral quattro. De acordo com a Audi, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança a máxima de 305 km/h (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 5/20 Audi SQ5 – A versão mais nervosa do jipinho Q5 chega ao Brasil até dezembro deste ano, pouco depois de seu lançamento nos Estados Unidos. Quem promete é a filial brasileira da Audi. O modelo estreia em Detroit equipado com motor V6 3.0, com 354 cv de potência e 48 kgfm de torque. Com esta configuração, o SUV compacto está apto a atingir 250 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 6/20 Bentley Continental GTC Speed – A Bentley garante que ele é o conversível de quatro lugares mais veloz do mundo. Não é para menos. O luxuoso Continental GTC Speed atinge 325 km/h de velocidade máxima e faz o 0 a 100 km/h em meros 4,4 segundos. Para tirar as quase 2,5 toneladas de peso do carro da inércia entra em ação um motor W12 6.0 biturbo apto a entregar 625 cv de potência e 81,6 kgfm de torque e que está acoplado a um câmbio é automático de oito marchas (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 7/20 BMW Série 4 Coupé Concept – Por enquanto, ele ainda é um protótipo, mas deve ganhar as linhas de produção em breve. O novo Série 4 substituirá o cupê Série 3, que deixou de ser fabricado. Além das linhas agressivas da carroceria, o carro-conceito exibe rodas de liga leve de 20 polegadas e faróis com diodos luminosos (leds). Dados técnicos, como especificações de motor e câmbio, e informações sobre o desempenho do protótipo não foram reveladas pela BMW (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 8/20 Dodge Dart GT – A versão esportiva do novo Dart conta com itens diferenciados em relação ao modelo convencional, como lanternas com leds, rodas de liga leve aro 18 e suspensão rebaixada. O sedã vem com motor MultiAir, produzido pela Fiat, de quatro cilindros 2.4 de 186 cv (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 9/20 Honda Urban SUV Concept – Destaque da Honda no Salão de Detroit, o protótipo antecipa a próxima geração do monovolume Fit, com previsão de lançamento para 2014. O utilitário, por sua vez, só deve chegar às ruas do Japão no fim do ano que vem e pode aportar no Brasil para brigar com o Ford EcoSport, referência no mercado de SUVs compactos nacional (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 10/20 Infiniti Q50 – Lançamento mundial da divisão de luxo da Nissan e cotado para desembarcar no Brasil a partir de meados de 2014, o sedã é empurrado por um motor V6 3.7 de 328 cv, a combustão, mas também poderá vir com um sistema híbrido com motor V6 3.5 de 296 cv associado a um gerador elétrico que soma mais 58 cv à potência total (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 11/20 Jeep Grand Cherokee – Um dos principais destaques da Chrysler, o jipão mostra sua reestilização de meia-vida, aquela em que as partes frotal e traseira são os principais alvos. No caso do SUV, os faróis, a grade frontal e os para-choques são novos. Mas as novidades não se resumem à parte estética. O novo motor V6 3.0 litros, turbodiesel, de 243 cv e 58,1 kgfm de toque passa a equipar o modelo, que deve estrear no Brasil no ano que vem (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 12/20 Maserati Quattroporte – De olho nos consumidores endinheirados norte-americanos, a marca de esportivos de luxo italiana mostra em Detroit a sexta e nova geração do sedã. Há duas opções de motorização: um V6 3.0 biturbo, de 410 cv e 56 kgfm de torque, a gasolina, ou um V8 3.8, também biturbo, capaz de gerar 530 cv e 72,4 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas, com versões de tração traseira e integral nas quatro rodas (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 13/20 Mercedes-Benz Classe E – Renovado após quatro anos, o classudo Classe E passa a ostentar contornos mais retilíneos em comparação ao antecessor. Em Detroit estão sendo apresentadas as configurações sedã e perua, sendo que a motorização parte de um 2.1 litro, a diesel, de 190 cv, podendo chegar a um poderoso V8 5.5 litros, com 402 cv. Há ainda uma versão híbrida equipada com propulsor a combustão de 302 cv (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 14/20 Mercedes-Benz Classe E63 AMG – A opção mais apimentada do sedã de luxo traz debaixo do capô o bloco V8 5.5 de 402 cv (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 15/20 Mini Paceman JCW – O último integrante da família Mini mostra pela primeira vez sua versão John Cooper Works ao público de Detroit. Equipado com um motor 1.6 litro turbo de 218 cv e de até 30,6 kgfm de torque, o JCW passa a ser o mais potente da gama Paceman. De acordo com o fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos, com máxima de 225 km/h (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 16/20 Nissan Versa – Mas pode me chamar de Tiida. A nova geração do hatch médio chega a Detroit completamente renovado e com características de um autêntico monovolume – carroceria mais alta, capô curto e grande área envidraçada -, e ainda com grandes chances de ser vendido no Brasil. O novo Versa compartilha a mesma plataforma usada no compacto March e no sedã Versa vendidos por aqui (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 17/20 Porsche Cayman – Lançado em dezembro último durante o Salão de Los Angeles, nos EUA, e com estreia no Brasil confirmada para março, o cupê de entrada da Porsche faz sua aparição na Costa Leste dos EUA. Mais baixo, mais comprido, leve e rápido que a versão anterior, o novo Cayman vem com motor de seis cilindros boxer, 2.7 litros e 27 cv de potência (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 18/20 SRT Viper – Estar diante de um Viper nunca é demais. Pensando nisso, a SRT, marca pertencente ao grupo Chrysler, levou a nova geração do esportivo à Detroit para marcar presença no salão – principalmente diante de um concorrente de peso, o novo Chevrolet Corvette Stingray. Revelado em abril do ano passado, em Nova York, o novo Viper chegou a ser mostrado também no Salão de São Paulo, em outubro último, mas não tem previsão para ser vendido no Brasil (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 19/20 Toyota Furia – Apontado como a próxima geração do veterano sedã Corolla, o Furia exibe visual agressivo, com traços afiados, presentes principalmente nos faróis, lanternas, espelhos retrovisores externos e maçanetas. O Furia, que ainda é um carro-conceito, mede 4,62 metros de comprimento, e 2,70 m, de distância entre-eixos. As rodas, por sua vez, tem aro 19 polegadas, conjunto óptico com leds integrados e componentes feitos de fibra de carbono (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) 20/20 Volkswagen CrossBlue – No Salão de São Paulo foi o jipinho conceito Taigun. Em Detroit, a vez é do jipão híbrido CrossBlue, com capacidade para acomodar seis pessoas em assentos individuais. De acordo com a VW, ele mede 5 m de comprimento e vem com um sistema plug-in associado a um motor a diesel capaz de consumir 37,8 km/l de combustível (Foto: Newspress.co.uk/VEJA) HondaNissanPorscheToyotaVolkswagen Leia mais Casares 'congela' ofertas por James na Copa América Bruno Guimarães critica Conmebol por rigor em punições por atraso Flamengo vence o Cruzeiro e segue isolado na liderança do Brasileirão Mais lidas 1 Copa América Casares 'congela' ofertas por James na Copa América 2 Copa América Bruno Guimarães critica Conmebol por rigor em punições por atraso 3 Brasileirão Flamengo vence o Cruzeiro e segue isolado na liderança do Brasileirão 4 Copa América Bruno Guimarães minimiza favoritismo colombiano: 'Somos respeitados' 5 Eurocopa Espanha espanta a zebra e vai pegar a Alemanha nas quartas da Euro Publicidade