Publicidade
Publicidade

Red Bull anuncia o retorno da Fórmula 1 à Áustria em 2014

A empresa que patrocina a escuderia é austríaca e queria uma corrida no país

A Red Bull, equipe patrocinada pela empresa austríaca de mesmo nome, anunciou nesta terça-feira que a Fórmula 1 vai voltar à Áustria em 2014. O país não recebe uma corrida há onze anos. De acordo com a equipe, o GP da Áustria foi marcado provisoriamente para o dia 6 de julho, no circuito de Spielberg. Uma reunião entre Dietrich Mateschitz, presidente da Red Bull, e Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1, definiu a data, ainda não confirmada oficialmente pela categoria. A tentativa de recolocar a Áustria no calendário foi liderada justamente pela Red Bull, cuja equipe dominou as últimas temporadas da Fórmula 1. O circuito de Spielberg já tinha recebido o GP austríaco entre 1997 e 2003, com o alemão Michael Schumacher, então na Ferrari, vencendo as duas últimas provas. Desde então, a pista sofreu algumas modificações.

Publicidade

Confira como está a classificação do Mundial e quais são os próximos GPs

Nos últimos anos, a Red Bull vinha trabalhando na infraestrutura do circuito para levá-lo de volta ao calendário. A pista recebeu uma licença da Fórmula 1 em maio de 2011, mas, desde então, só sediou eventos da DTM, uma competição de carros de turismo. Tricampeão mundial de Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda, que venceu a corrida em seu país em 1984, disse que sentiu “uma enorme alegria” ao ser comunicado sobre o retorno das corridas ao circuito de Spielberg. “Eu sempre esperava que a Formula 1 voltaria algum dia. Isso significa muito para mim”, disse Lauda. No total, a Áustria já recebeu 26 corridas da Fórmula 1 desde 1964. O francês Alain Prost é o maior vencedor: ganhou em três ocasiões. O GP da Áustria mais marcante dos últimos tempos foi o de 2002, quando o brasileiro Rubens Barrichello, por ordem da Ferrari, entregou a vitória a Schumacher.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

A temporada de 2013
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Mark Webber (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Felipe Massa (Brasil)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Sergio Perez (México)
Lotus Kimi Räikkönen (Finlândia) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Nico Hulkenberg (Alemanha) Esteban Gutierrez (México)
Forca India Paul Di Resta (Grã-Bretanha) Adrian Sutil (Alemanha)
Williams Pastor Maldonado (Venezuela) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniel Ricciardo (Austrália) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Charles Pic (França) Giedo Van der Garde (Holanda)
Marussia Max Chilton (Grã-Bretanha) Jules Bianchi (França)
Tabela
Data Local Autódromo
28/07 Hungria Hungaroring
25/08 Bélgica Spa-Francorchamps
08/09 Itália Monza
22/09 Cingapura Marina Bay
06/10 Coreia do Sul Yeongam
13/10 Japão Suzuka
27/10 Índia Buddh
03/11 Emirados Árabes Abu Dhabi
17/11 Estados Unidos Austin
24/11 Brasil Interlagos
  • Ferrari exibe carro mais arrojado - e sem o degrau no bico
  • Williams apresenta novo carro 'mais refinado' para 2013
  • Equipe Lotus já sonha em brigar pelo título em 2013
  • Fórmula 1: McLaren apresenta MP4-28 de olho em título
  • Red Bull apresenta o carro a ser batido em 2013
  • Mercedes apresenta W04 em Jerez e coloca carro na pista

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade