1/10 Volkswagen Golf – Desde que a sétima e última geração do hatchback foi lançada, há cerca de dois meses, a VW diz ter recebido mais de 100 mil pedidos de encomenda pelo modelo. Para atender a demanda, a montadora ampliou para três o número de turnos da linha de produção de Wolfsburg, na Alemanha, inclusive aos sábados (Divulgação/VEJA)
2/10 Ford Fiesta – Produzido desde 1976 na Europa, o compacto está em sua sexta geração, lançada em 2008. Atualmente é fabricado na Espanha, China, Alemanha, México, Tailândia e Índia. Recentemente, a Ford do Brasil anunciou a produção do hatch compacto na planta de São Bernardo do Campo para este ano (Divulgação/VEJA)
3/10 Volkswagen Polo – Outro veterano da marca alemã. Lançado na Europa em meados da década de 1970, o hatch está em sua quinta geração. Sua plataforma é compartilhada com a do Audi A1 e a gama de motores inclui blocos 1.2, 1.4 e 1.6 litro. A versão vendida no Brasil é a da quarta geração (Divulgação/VEJA)
4/10 Opel Corsa – Recém-extinto no Brasil, o Corsa vive bem na Europa. Lá ele é produzido pela divisão européia da General Motors (Opel-Vauxhall) e está em sua quarta geração. A plataforma usada pelo modelo foi desenvolvida em parceria com a Fiat e também está no Punto. Uma nova geração deve chegar no ano que vem (Divulgação/VEJA)
5/10 Renault Clio – Estreou sua quarta e última geração em outubro do ano passado, um mês após ter sido apresentado oficialmente no Salão de Paris. Fabricado na França e na Turquia, o hatch é vendido com motores 0.9 e 1.2 l, a gasolina, e 1.5 l, a diesel. Por aqui, o Clio passou por várias reestilizações, mas ainda é baseado no da segunda geração, lançado no fim da década de 1990 (Divulgação/VEJA)
6/10 Ford Focus – Atualmente na terceira geração, o modelo é produzido na Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Tailândia e China. Sucesso de vendas na Europa e na América do Norte, o novo Focus é cotado para estrear no mercado brasileiro em 2014<br> (Divulgação/VEJA)
7/10 Opel Astra – No Brasil, ele deu lugar ao Chevrolet Sonic. Mas no Velho Continente ele segue firme. A quarta e atual geração foi lançada em 2009, e conta com quatro versões de carroceria – hatch de três e cinco portas, perua e sedã. O cardápio de motores é variado e inclui opções 1.4, 1.6, 1.7 (diesel), 1.8 e 2.0 (Divulgação/VEJA)
8/10 Nissan Qashqai – Lançado em 2007 na Europa, o crossover compacto ainda é desconhecido dos brasileiros. Por aqui poderia rivalizar com modelos com o Mitsubishi ASX, o Toyota RAV4 ou o Hyundai ix35. Seu nome é uma homenagem à uma tribo nômade que vive no Irã (Divulgação/VEJA)
9/10 Renault Megane – Outro modelo descontinuado no Brasil, mas que segue sendo produzido na Europa. Lá ele está na terceira geração e é oferecido nas versões cupê, conversível, sedã e perua esportiva. A gama de motores é variada, mas é baseada em apenas dois blocos: 1.5, a diesel, e 2.0, a gasolina (Divulgação/VEJA)
10/10 Volkswagen Passat – Outro velho conhecido dos europeus, o modelo é produzido desde 1973 e em 2010 entrou na oitava e atual geração. No Brasil, ele é vendido desde meados de 2011 nas versões sedã e perua e equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv (Divulgação/VEJA)