-
1. Volkswagen Golf – Desde que a sétima e última geração do hatchback foi lançada, há cerca de dois meses, a VW diz ter recebido mais de 100 mil pedidos de encomenda pelo modelo. Para atender a demanda, a montadora ampliou para três o número de turnos da linha de produção de Wolfsburg, na Alemanha, inclusive aos sábados
zoom_out_map
1/10 Volkswagen Golf – Desde que a sétima e última geração do hatchback foi lançada, há cerca de dois meses, a VW diz ter recebido mais de 100 mil pedidos de encomenda pelo modelo. Para atender a demanda, a montadora ampliou para três o número de turnos da linha de produção de Wolfsburg, na Alemanha, inclusive aos sábados (Divulgação/VEJA)
Volkswagen Golf – Desde que a sétima e última geração do hatchback foi lançada, há cerca de dois meses, a VW diz ter recebido mais de 100 mil pedidos de encomenda pelo modelo. Para atender a demanda, a montadora ampliou para três o número de turnos da linha de produção de Wolfsburg, na Alemanha, inclusive aos sábados
-
2. Ford Fiesta – Produzido desde 1976 na Europa, o compacto está em sua sexta geração, lançada em 2008. Atualmente é fabricado na Espanha, China, Alemanha, México, Tailândia e Índia. Recentemente, a Ford do Brasil anunciou a produção do hatch compacto na planta de São Bernardo do Campo para este ano
zoom_out_map
2/10 Ford Fiesta – Produzido desde 1976 na Europa, o compacto está em sua sexta geração, lançada em 2008. Atualmente é fabricado na Espanha, China, Alemanha, México, Tailândia e Índia. Recentemente, a Ford do Brasil anunciou a produção do hatch compacto na planta de São Bernardo do Campo para este ano (Divulgação/VEJA)
Ford Fiesta – Produzido desde 1976 na Europa, o compacto está em sua sexta geração, lançada em 2008. Atualmente é fabricado na Espanha, China, Alemanha, México, Tailândia e Índia. Recentemente, a Ford do Brasil anunciou a produção do hatch compacto na planta de São Bernardo do Campo para este ano
-
3. Volkswagen Polo – Outro veterano da marca alemã. Lançado na Europa em meados da década de 1970, o hatch está em sua quinta geração. Sua plataforma é compartilhada com a do Audi A1 e a gama de motores inclui blocos 1.2, 1.4 e 1.6 litro. A versão vendida no Brasil é a da quarta geração
zoom_out_map
3/10 Volkswagen Polo – Outro veterano da marca alemã. Lançado na Europa em meados da década de 1970, o hatch está em sua quinta geração. Sua plataforma é compartilhada com a do Audi A1 e a gama de motores inclui blocos 1.2, 1.4 e 1.6 litro. A versão vendida no Brasil é a da quarta geração (Divulgação/VEJA)
Volkswagen Polo – Outro veterano da marca alemã. Lançado na Europa em meados da década de 1970, o hatch está em sua quinta geração. Sua plataforma é compartilhada com a do Audi A1 e a gama de motores inclui blocos 1.2, 1.4 e 1.6 litro. A versão vendida no Brasil é a da quarta geração
-
4. Opel Corsa – Recém-extinto no Brasil, o Corsa vive bem na Europa. Lá ele é produzido pela divisão européia da General Motors (Opel-Vauxhall) e está em sua quarta geração. A plataforma usada pelo modelo foi desenvolvida em parceria com a Fiat e também está no Punto. Uma nova geração deve chegar no ano que vem
zoom_out_map
4/10 Opel Corsa – Recém-extinto no Brasil, o Corsa vive bem na Europa. Lá ele é produzido pela divisão européia da General Motors (Opel-Vauxhall) e está em sua quarta geração. A plataforma usada pelo modelo foi desenvolvida em parceria com a Fiat e também está no Punto. Uma nova geração deve chegar no ano que vem (Divulgação/VEJA)
Opel Corsa – Recém-extinto no Brasil, o Corsa vive bem na Europa. Lá ele é produzido pela divisão européia da General Motors (Opel-Vauxhall) e está em sua quarta geração. A plataforma usada pelo modelo foi desenvolvida em parceria com a Fiat e também está no Punto. Uma nova geração deve chegar no ano que vem
-
5. Renault Clio – Estreou sua quarta e última geração em outubro do ano passado, um mês após ter sido apresentado oficialmente no Salão de Paris. Fabricado na França e na Turquia, o hatch é vendido com motores 0.9 e 1.2 l, a gasolina, e 1.5 l, a diesel. Por aqui, o Clio passou por várias reestilizações, mas ainda é baseado no da segunda geração, lançado no fim da década de 1990
zoom_out_map
5/10 Renault Clio – Estreou sua quarta e última geração em outubro do ano passado, um mês após ter sido apresentado oficialmente no Salão de Paris. Fabricado na França e na Turquia, o hatch é vendido com motores 0.9 e 1.2 l, a gasolina, e 1.5 l, a diesel. Por aqui, o Clio passou por várias reestilizações, mas ainda é baseado no da segunda geração, lançado no fim da década de 1990 (Divulgação/VEJA)
Renault Clio – Estreou sua quarta e última geração em outubro do ano passado, um mês após ter sido apresentado oficialmente no Salão de Paris. Fabricado na França e na Turquia, o hatch é vendido com motores 0.9 e 1.2 l, a gasolina, e 1.5 l, a diesel. Por aqui, o Clio passou por várias reestilizações, mas ainda é baseado no da segunda geração, lançado no fim da década de 1990
-
6. Ford Focus – Atualmente na terceira geração, o modelo é produzido na Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Tailândia e China. Sucesso de vendas na Europa e na América do Norte, o novo Focus é cotado para estrear no mercado brasileiro em 2014
zoom_out_map
6/10 Ford Focus – Atualmente na terceira geração, o modelo é produzido na Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Tailândia e China. Sucesso de vendas na Europa e na América do Norte, o novo Focus é cotado para estrear no mercado brasileiro em 2014
(Divulgação/VEJA)
Ford Focus – Atualmente na terceira geração, o modelo é produzido na Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Tailândia e China. Sucesso de vendas na Europa e na América do Norte, o novo Focus é cotado para estrear no mercado brasileiro em 2014
-
7. Opel Astra – No Brasil, ele deu lugar ao Chevrolet Sonic. Mas no Velho Continente ele segue firme. A quarta e atual geração foi lançada em 2009, e conta com quatro versões de carroceria – hatch de três e cinco portas, perua e sedã. O cardápio de motores é variado e inclui opções 1.4, 1.6, 1.7 (diesel), 1.8 e 2.0
zoom_out_map
7/10 Opel Astra – No Brasil, ele deu lugar ao Chevrolet Sonic. Mas no Velho Continente ele segue firme. A quarta e atual geração foi lançada em 2009, e conta com quatro versões de carroceria – hatch de três e cinco portas, perua e sedã. O cardápio de motores é variado e inclui opções 1.4, 1.6, 1.7 (diesel), 1.8 e 2.0 (Divulgação/VEJA)
Opel Astra – No Brasil, ele deu lugar ao Chevrolet Sonic. Mas no Velho Continente ele segue firme. A quarta e atual geração foi lançada em 2009, e conta com quatro versões de carroceria – hatch de três e cinco portas, perua e sedã. O cardápio de motores é variado e inclui opções 1.4, 1.6, 1.7 (diesel), 1.8 e 2.0
-
8. Nissan Qashqai – Lançado em 2007 na Europa, o crossover compacto ainda é desconhecido dos brasileiros. Por aqui poderia rivalizar com modelos com o Mitsubishi ASX, o Toyota RAV4 ou o Hyundai ix35. Seu nome é uma homenagem à uma tribo nômade que vive no Irã
zoom_out_map
8/10 Nissan Qashqai – Lançado em 2007 na Europa, o crossover compacto ainda é desconhecido dos brasileiros. Por aqui poderia rivalizar com modelos com o Mitsubishi ASX, o Toyota RAV4 ou o Hyundai ix35. Seu nome é uma homenagem à uma tribo nômade que vive no Irã (Divulgação/VEJA)
Nissan Qashqai – Lançado em 2007 na Europa, o crossover compacto ainda é desconhecido dos brasileiros. Por aqui poderia rivalizar com modelos com o Mitsubishi ASX, o Toyota RAV4 ou o Hyundai ix35. Seu nome é uma homenagem à uma tribo nômade que vive no Irã
-
9. Renault Megane – Outro modelo descontinuado no Brasil, mas que segue sendo produzido na Europa. Lá ele está na terceira geração e é oferecido nas versões cupê, conversível, sedã e perua esportiva. A gama de motores é variada, mas é baseada em apenas dois blocos: 1.5, a diesel, e 2.0, a gasolina
zoom_out_map
9/10 Renault Megane – Outro modelo descontinuado no Brasil, mas que segue sendo produzido na Europa. Lá ele está na terceira geração e é oferecido nas versões cupê, conversível, sedã e perua esportiva. A gama de motores é variada, mas é baseada em apenas dois blocos: 1.5, a diesel, e 2.0, a gasolina (Divulgação/VEJA)
Renault Megane – Outro modelo descontinuado no Brasil, mas que segue sendo produzido na Europa. Lá ele está na terceira geração e é oferecido nas versões cupê, conversível, sedã e perua esportiva. A gama de motores é variada, mas é baseada em apenas dois blocos: 1.5, a diesel, e 2.0, a gasolina
-
10. Volkswagen Passat – Outro velho conhecido dos europeus, o modelo é produzido desde 1973 e em 2010 entrou na oitava e atual geração. No Brasil, ele é vendido desde meados de 2011 nas versões sedã e perua e equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv
zoom_out_map
10/10 Volkswagen Passat – Outro velho conhecido dos europeus, o modelo é produzido desde 1973 e em 2010 entrou na oitava e atual geração. No Brasil, ele é vendido desde meados de 2011 nas versões sedã e perua e equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv (Divulgação/VEJA)
Volkswagen Passat – Outro velho conhecido dos europeus, o modelo é produzido desde 1973 e em 2010 entrou na oitava e atual geração. No Brasil, ele é vendido desde meados de 2011 nas versões sedã e perua e equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv
O mercado automotivo europeu atravessou em 2012 – e segue sofrendo – uma retração generalizada. De acordo com a agência Jato Dynamics, especializada em informações sobre o setor, as vendas de carros novos no continente registraram queda de 7,9% no ano passado, em comparação a 2011. Mesmo diante deste quadro, o veterano Volkswagen Golf se destacou como o modelo mais vendidos da Europa pelo quarto consecutivo.
Leia também:
O novo Golf fica mais perto do Brasil: ele será produzido no México
Corolla Furia: Toyota antecipa seu carro-conceito em Detroit
As novidades do Salão do Automóvel de Detroit 2013
Continua após a publicidade
Os 20 modelos mais vendidos nos EUA em 2012
Os mais vendidos
|
|
Volkswagen Golf |
431.742 |
Ford Fiesta |
306.405 |
Volkswagen Polo |
287.828 |
Opel Corsa |
265.297 |
Renault Clio |
244.280 |
Ford Focus |
241.862 |
Opel Astra |
232.645 |
Nissan Qashqai |
207.885 |
Renault Megane |
199.167 |
VW Passat |
195.617 |
De acordo com a agência, foram emplacados 431.742 exemplares do Golf em 2012, volume 11% menor que o total de unidades vendidas em 2011. O Golf à venda na Europa é o de sétima geração, apresentado em setembro, no Salão do Automóvel de Paris, e que estreou nas ruas do velho continente no fim do ano passado. A versão brasileira, baseada no Golf de quarta geração, à venda por aqui desde 1997, acumula pouco mais de 15.000 unidades emplacadas.
Leia também:
Os carrões de Cristiano Ronaldo, viciado em velocidade
Os modelos que saíram de linha em 2012
As últimas informações sobre lançamentos, recall, test drives e mercado
O relatório da Jato Dynamics considera 30 países e na lista dos maiores mercados a Alemanha está em primeiro, com 3.082.504 automóveis vendidos no ano passado, leve queda em relação ao ano anterior: 2,9%. A Grã-Bretanha, o único país a registrar crescimento em vendas no período (5,3%), deixou a França para trás e tornou-se o segundo maior mercado, com 2.044.609 licenciamentos contra 1.898.771 dos franceses. A Itália segue na quarta colocação, seguida pela Espanha.
Leia também:
Carro movido a ar estará nas ruas em 2016
Audi SQ5 chega no fim do ano; e RS7, em janeiro de 2014
Toyota inicia venda do Prius no Brasil: 120.830 reais
Toyota Prius: bom para o ar, melhor ainda para a imagem
Entre as marcas, a Volkswagen é líder, com 1.613.913 entregas em 2012. Na sequência vêm Ford (953.174), Opel (838.206), Renault (816.933), Peugeot (795.839), Audi (705.739), Citroën (674.688), BMW (641.378), Mercedes-Benz (598.301) e Fiat (582.995).
Acompanhe VEJA Esportes no Facebook
Siga VEJA Esportes no Twitter
Continua após a publicidade