Publicidade
Publicidade

Norte-coreanas se recusam a entrar em campo após troca de bandeira

Antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, a organização do evento cometeu uma gafe geopolítica na partida entre Coreia do Norte e Colômbia, válida pelo grupo G do torneio de futebol feminino. Pouco antes das equipes subirem ao gramado, crianças entraram carregando as bandeiras dos países adversários, mas, no lugar do estandarte […]

Antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, a organização do evento cometeu uma gafe geopolítica na partida entre Coreia do Norte e Colômbia, válida pelo grupo G do torneio de futebol feminino. Pouco antes das equipes subirem ao gramado, crianças entraram carregando as bandeiras dos países adversários, mas, no lugar do estandarte norte-coreano, estava a bandeira da Coreia do Sul.

Publicidade

As jogadoras da Coreia do Norte, então, se recusaram a iniciar a partida, que não possui previsão para começar.

Geopolítica – Históricos rivais políticos, os países se enfrentaram na Guerra da Coreia, que se iniciou no final da década de 1940. O conflito é considerado um dos expoentes da Guerra Fria, já que os sul-coreanos foram apoiados pelos Estados Unidos e os norte-coreanos, pela então União Soviética. Após inúmeros entraves políticos, o cessar-fogo foi assinado em 1953, mas a guerra já havia resultado em quatro milhões de mortos.

Publicidade