Em um duelo de atletas de dois países de regime comunista, a norte-coreana Kum Ae An conquistou a medalha de ouro da categoria meio-leve (até 52kg) do judô nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Na final, ela derrotou a cubana Yanet Bermoy no golden score com um yuko, pontuação mínima do esporte. Nas Olimpíada de Pequim-2008, […]
Em um duelo de atletas de dois países de regime comunista, a norte-coreana Kum Ae An conquistou a medalha de ouro da categoria meio-leve (até 52kg) do judô nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Na final, ela derrotou a cubana Yanet Bermoy no golden score com um yuko, pontuação mínima do esporte.
Nas Olimpíada de Pequim-2008, Kum Ae An ficou com a medalha de prata da categoria, derrotada na final pela chinesa Xian Dongmei. Já Bermoy acumula seu segundo vice-campeonato em Jogos Olímpicos, já que na China perdeu a decisão dos ligeiros para a romena Alina Alexandra Dumitru.
As medalhas de bronze da categoria meio-leve ficaram com a francesa Priscilla Gneto, que derrotou a belga Ilse Heylen, e a italiana Rosalba Forciniti, que levou a melhor sobre a luxemburguesa Marie Muller graças a uma punição a sua adversária.
O confronto entre Bermoy e Ae An ficou sem pontuação durante o tempo regulamentar e a decisão foi para o golden score, espécie de morte súbida do judô. A dois minutos do fim, a atleta asiática, mais agressiva durante todo o combate, conseguiu um yuko e garantiu a medalha de ouro, deixando Bermoy desesperada. A atleta cubana ajoelhou-se no tatame em lágriamas com a derrota.
A representante brasileira da categoria meio-leve, Érika Miranda foi eliminada ainda em sua primeira luta nas Olimpíadas de Londres-2012.