Publicidade
Publicidade

Na rodada da decisão, 19 clubes jogam por conquistas ‘reais ou simbólicas’

Se o último final de semana já reservou grandes emoções, o Campeonato Brasileiro promete um domingo mais eletrizante por causa da última rodada recheada de clássicos regionais – uma novidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2011. Apenas o América-MG entrará em campo sem grande estímulo. Os outros 19 clubes têm algo a conquistar […]

Se o último final de semana já reservou grandes emoções, o Campeonato Brasileiro promete um domingo mais eletrizante por causa da última rodada recheada de clássicos regionais – uma novidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2011. Apenas o América-MG entrará em campo sem grande estímulo. Os outros 19 clubes têm algo a conquistar em campo, mesmo se for apenas pelo simples prazer de atrapalhar a vida de um grande rival.

Publicidade

A briga que chama mais a atenção é, obviamente, pelo título. No final de semana passado, o corintianos chegaram a gritar ‘é campeão’ diante do Figueirense, em Florianópolis, mas a equipe necessita de mais um empate, já que o Vasco venceu o Fluminense em cima da hora. O grande problema é que o Timão enfrenta o maior rival, o Palmeiras, que irá entrar em campo neste domingo com espírito de final.

‘Temos de terminar com dignidade. Vai ser uma partida muito difícil. Do lado de lá também falam que vão fazer de tudo para ganhar do Palmeiras. Durante todo o campeonato, eles jogaram muito bem. Por méritos deles, estão na posição em que estão. Por esta partida e por tudo que fizemos no ano, temos de, no mínimio, ganhar para terminar o ano mais ou menos bem’, decreta o volante Marcos Assunção.

Publicidade

O Corinthians mostra-se ciente de que o rival irá impor todas as dificuldades possíveis, contudo não deixa a confiança de lado. ‘Perder faz parte do campeonato, da vida. É claro que não penso em perder, sou um cara muito otimista. Mas tem essa possibilidade, sabe como é futebol. O pensamento é de ser campeão, mas com todo respeito ao Palmeiras. Estaremos jogando na nossa casa, diante da nossa torcida. Para mim, teria sabor especial ser campeão, porque seria o primeiro depois de tantos anos em busca de um grande título. Espero que possa correr tudo bem para a gente’, afirma o atacante Liedson.

No Rio de Janeiro, o Vasco também sonha com a taça, mas depende de uma derrota do Corinthians, além da obrigação de superar o Flamengo. O grande problema dos cariocas é a questão física pela viagem do jogo contra a Universidad de Chile, pela Copa Sul-americana. A equipe de São Januário já apresenta sinais de cansaço.

Outras metas: A definição de vagas para a Libertadores-2012 reúne sete clubes. O Fluminense já está assegurado na etapa preliminar e busca um ponto para ter a chance de estrear diretamente na fase de grupos junto com Corinthians, Vasco e Santos. O adversário do Tricolor será o Botafogo, que precisa vencer e contar com uma grande combinação de resultados para sonhar com os jogos da prévia do torneio internacional.

Publicidade

Continua após a publicidade

A propósito, para a fase de grupos da Libertadores, apenas o Flamengo também tem chance de classificação, desde que vença e aproveite uma derrota do Fluminense. Para a última vaga da etapa preliminar, o Coritiba é o favorito. Na espera de tropeços dos rivais, Internacional, Figueirense e São Paulo também sonham.

‘Claro que dá. É muito difícil, não podemos negar. Além de fazer o nosso resultado, precisamos de uma combinação de outros, mas são clássicos, tudo pode acontecer. Não é impossível’, confia o são-paulino Xandão, que vai além antes de enfrentar o Santos. ‘Primeiro temos de fazer o nosso e esquecer os demais. Depois que acabar o nosso jogo, vamos procurar saber dos demais resultados. Temos chances ainda e vamos lutar até o fim’, completa.

Na definição dos representantes da Copa Sul-americana, restam duas vagas para três clubes: Atlético-MG, Atlético-GO e Bahia. Já o Grêmio, em 12lugar e classificado para o torneio, carrega praticamente a mesma função do Palmeiras na rodada: atrapalhar o Internacional na briga pela Libertadores.

Por fim, a luta contra o rebaixamento também é vista como um título aos clubes que sofreram com campanhas ruins. Além do América-MG, o Avaí também já caiu e irá entrar em campo para derrubar o Figueirense. Assim, resta a definição de outros dois rebaixados. No momento, Atlético-PR e Ceará estão na zona da degola, contudo o Cruzeiro também corre o risco e irá decidir o seu futuro justamente contra o Atlético-MG, o seu maior adversário da história.

Veja as obrigações de cada time na última rodada do Campeonato Brasileiro:

* Colaboraram Luiz Ricardo Fini, Tossiro Neto e William Correia.

Continua após a publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade