Publicidade
Publicidade

Mesmo com derrota, Palmeiras segue na Sul-Americana

Botafogo venceu por 3 a 1 o time alviverde, que levou sufoco. Ainda nesta quarta, o Grêmio perdeu por 3 a 2 para o Coritiba, mas também se classificou

O Botafogo foi valente na noite desta quarta-feira, no jogo de volta contra o Palmeiras pelo primeiro confronto da Copa Sul-Americana. O time carioca venceu o alviverde por 3 a 1 no Engenhão, pressionou muito no final, mas acabou pagando o preço do pouco futebol apresentado na partida de ida e acabou eliminado da competição.

Publicidade

O placar foi aberto por Seedorf, aos 34 minutos do primeiro tempo, Patrik empatou para o Palmeiras aos 42 e, no segundo tempo, Renato marcou aos 11 minutos e Lodeiro fez o terceito do time alvinegro aos 26 minutos. Mais um gol marcado e o Botafogo eliminaria o rival. Mas não foi isso que aconteceu.

Leia também:

Leia também: São Paulo vence o Bahia e avança na Copa Sul-Americana

Precisando de uma vitória por três gols de diferença, já que perdera por 2 a 0 na ida, em Barueri, o técnico Osvaldo de Oliveira armou o Botafogo no 3-5-2, com Rafael Marques fazendo companhia a Elkeson.

Publicidade

Iniciativa – Como era de se esperar, o time começou tomando a iniciativa do jogo, enquanto o Palmeiras tentava chegar em contra-ataques puxados pelo trio Mazinho, Barcos e Obina. Apesar do maior volume de jogo, o Botafogo pouco assustava. O panorama só mudou quando Andrezinho achou Lucas – impedido – na área, o lateral tentou driblar o goleiro Bruno e foi derrubado. A bola sobrou limpa para Seedorf, que apenas empurrou para a rede.

Atrás no placar, o Palmeiras passou a atacar mais. Aos 40, Obina só não marcou um golaço de bicicleta porque Jefferson salvou. Dois minutos depois, não teve jeito. Após lindo passe de Barcos, Patrik chutou forte de direita e acertou o canto: 1 a 1. O Botafogo voltou do intervalo sabendo que precisava marcar três gols – sem levar nenhum – para se classificar. E o primeiro aconteceu logo aos 11 minutos, quando Renato aproveitou passe de Seedorf, fez a infiltração e colocou no canto de Bruno.

Continua após a publicidade

O gol animou o time da casa, que voltou a assustar aos 23, quando Elkeson aproveitou cruzamento de Renato e acertou a trave. Três minutos depois, o uruguaio Lodeiro completou jogada iniciada por ele mesmo e fez o terceiro do Botafogo, o seu primeiro com a camisa alvinegra. Aos 31, o Palmeiras perdeu grande chance de decidir o confronto. Betinho, que substituíra Obina, achou Barcos solto na área, mas o atacante argentino chutou rente à trave.

Publicidade

Blitz – O que se viu a partir daí foi uma blitz do Botafogo, que sufocava o Palmeiras. A equipe, porém, abusava dos cruzamentos na área, onde o pequenino Cidinho era facilmente anulado. Com isso, o tempo passou sem que o Alvinegro conseguisse criar uma chance clara para marcar o quarto.

O Botafogo, que deixou o campo aplaudido por sua torcida, agora volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde é sétimo colocado com 27 pontos. Já o time paulista fica à espera de Guarani, do Paraguai, ou Millionarios, da Colômbia nas oitavas de final da Sul-Americana.

Grêmio – No outro confronto brasileiro pela Sul-Americana nesta quarta-feira, o Grêmio se classificou diante do Coritiba, no estádio Couto Pereira, com um gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo pelo atacante boliviano Marcelo Moreno. O time gaúcho perdeu por 3 a 2, mas passa para as oitavas de final do torneio porque venceu o jogo de ida, em Porto Alegre, por 1 a 0 – a equipe tricolor foi beneficiada pelo critério do gol marcado fora de casa.

Éverton Ribeiro abriu o placar para os paranaenses aos 22 minutos do primeiro tempo. Aos 40, Elano empatou para o Grêmio em cobrança de pênalti. Roberto recolocou o Coritiba na frente aos 7 minutos e Pereira ampliou aos 20 do segundo tempo. A vantagem de dois gols colocava o Coritiba na próxima fase, mas o gol de Marcelo Moreno, no último minuto do tempo regulamentar, frustrou a torcida local.

O Grêmio chega assim pela primeira vez à fase internacional da Sul-Americana e enfrentará o vencedor do duelo entre Cobreloa, do Chile, e Barcelona, do Equador.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade