Publicidade
Publicidade

John Terry é declarado inocente de acusações de racismo

O zagueiro inglês John Terry, do Chelsea, foi inocentado nesta sexta-feira das acusações de racismo contra o jogador Anton Ferdinand.

Londres, 13 jul (EFE).- O zagueiro inglês John Terry, do Chelsea, foi inocentado nesta sexta-feira das acusações de racismo contra o jogador Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers, por falta de provas.

Publicidade

O capitão da equipe inglesa participou de toda a audiência durante a semana, no tribunal de Westminster, por ‘delito de alteração da ordem pública com agravante racial’. O jogador foi acusado de proferir xingamentos racistas contra o colega de profissão durante partida do Campeonato Inglês, em outubro do ano passado.

Na última segunda-feira, o jogador de 31 anos, se declarou inocente das acusações, apesar de ter admitido que proferiu insultos, garantiu que apenas repetiu palavras que pensava que Ferdinand havia dito anteriormente.

Publicidade

No veredicto, o juiz Howard Riddle afirmou que ‘não há dúvida’ que Terry se dirigiu a seu compatriota com termos racistas, mas reconheceu que era impossível desmentir a versão do capitão do Chelsea, por isso o declarou inocente.

Ainda assim, o juiz avaliou que é pouco provável que Ferdinand tenha dirigido palavras de cunho racistas a Terry, embora admita que ‘é possível que o jogador achasse isso’, dado o barulho do estádio e o cansaço físico e mental no fim do jogo.

O assunto chegou ao tribunal devido à denúncia de um torcedor que estava no estádio Loftus Road, durante a partida.

Publicidade

Após a sentença, o Chelsea emitiu um comunicado no qual mostrou seu respeito pela decisão do juiz e se comemorou porque o jogador pode se concentrar de novo no futebol. Além de atletas do clube londrino, José Mourinho chegou a testemunhar, através de comunicado.

O jogador corria risco de ser multado caso condenado, em valor máximo que poderia 2,5 mil libras (quase R$ 8 mil). O julgamento deveria ter acontecido antes da Eurocopa, mas acabou sendo adiado para a participação de Terry na competição. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade