Publicidade
Publicidade

Improvisado em ‘final’, Wallace tem histórico ruim de volante no Vitória

‘Nem eu imaginava’, brincou Tite, ao anunciar surpreendentemente a escalação do zagueiro Wallace na vaga do volante Ralf, suspenso, no duelo de domingo com o Palmeiras. Conforme o treinador do Corinthians revelou, a improvisação do jogador no setor não é novidade. De fato, ele atuou no meio algumas vezes. Ocorre que, nas cinco que ocorreram […]

‘Nem eu imaginava’, brincou Tite, ao anunciar surpreendentemente a escalação do zagueiro Wallace na vaga do volante Ralf, suspenso, no duelo de domingo com o Palmeiras. Conforme o treinador do Corinthians revelou, a improvisação do jogador no setor não é novidade. De fato, ele atuou no meio algumas vezes. Ocorre que, nas cinco que ocorreram no Campeonato Brasileiro, sua antiga equipe não conseguiu sair vitoriosa.

Publicidade

Todas oportunidades como volante foram no Vitória, sob comando de Vágner Mancini, hoje técnico do Cruzeiro. A primeira delas se deu em 3 de agosto de 2008, quando o zagueiro quebrou galho como meio-campista e foi superado pelo Grêmio por 2 a 0. Na mesma edição da competição, somou ainda mais duas derrotas (por 2 a 1 para o São Paulo, em 23 de outubro, e por 2 a 1 para o Atlético-PR, em 16 de novembro) e dois empates (0 a 0 com o Ipatinga, em 30 de agosto, e 2 a 2 com o Fluminense, em 19 de outubro).

‘Ele tem características parecidas com as do Ralf na questão de marcação, não vai ter grandes diferenças. E também eu não estou criando fato novo, situação extraordinária. Não, ele já jogou assim. Conversei com ele e treinamos’, argumentou Tite, ao destacar que assistiu a quatro ou cinco vídeos de jogos em que o zagueiro baiano foi improvisado na cabeça de área do Vitória.

Publicidade

A ideia do comandante corintiano em abrir mão de substituir Ralf com algum dos volantes de ofício (Moradei e Bruno Octávio) é aceitável. O primeiro vem de lesão recente, ao passo que o último, prata da casa e campeão em 2005, não fez nenhuma partida sequer neste ano e pode sentir a falta de ritmo no duelo mais importante, o que definirá o título. Afora isso, Tite pretende elevar a estatura da equipe na área – os 1,84m de Wallace podem diminuir o efeito da ausência dos suspensos Ralf e Danilo, duas importantes peças especialmente na bola aérea defensiva.

‘E ele é um zagueiro com mobilidade, já me deu essa resposta quando o improvisei de lateral direito. Ele vai atuar em um setor onde o Palmeiras terá Marcos Assunção e Valdívia. Será um jogador de contenção, o primeiro volante, mas também da saída de jogo, dando mais liberdade para o Paulinho sair para o ataque e voltar para a marcação, como o Ralf fazia’, explicou Tite.

Com 70 pontos ganhos, o Corinthians necessita somente de empate com o rival às 17 horas (de Brasília) deste domingo, no Pacaembu, para ganhar o título. Caso seja derrotada, a equipe do Parque São Jorge terá que contar com tropeço do vice-líder Vasco no clássico com o Flamengo.

Publicidade

Continua após a publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.
Publicidade