Publicidade
Publicidade

Hamilton sai na pole em Singapura e acirra disputa na F-1

Inglês fica bem à frente do líder Alonso, que sai em 5º. Felipe Massa é só o 13º

Felipe Massa adotou uma estratégia arriscada durante a primeira classificação. Na segunda etapa do treino, porém, não conseguiu surpreender

Vice-líder da classificação da Fórmula 1 em 2012, Lewis Hamilton esquentou a briga pelo título (no quadro abaixo, o que está em jogo na reta final da temporada). O inglês faturou a pole position do GP de Singapura no treino deste sábado. Com grande desempenho, ele desbancou os rivais e viu o líder Fernando Alonso ficar com o quinto lugar na largada. Pastor Maldonado, mais uma vez surpreendente, vai largar em segundo, seguido de Sebastian Vettel. Os brasileiros decepcionaram no treino noturno e ficaram fora da briga pela position. Felipe Massa vai largar em 13º e Bruno Senna, que chegou a acertar o muro e danificar sua Williams, só sairá em 17º.

Publicidade

Hamilton obteve sua quinta pole do ano com claro domínio sobre os rivais na classificação. Logo no início da última parte do treino, chegou a abrir 1 segundo de vantagem sobre o companheiro McLaren, Jenson Button. Os rivais chegaram a se aproximar do seu tempo, de 1min46s362, no decorrer da sessão, mas não puderam ameaçar sua liderança. Maldonado, companheiro de Bruno Senna na Williams, foi quem mais chegou perto do britânico, com 1min46s804. Líder isolado do campeonato, Alonso ficou quase um segundo atrás de Hamilton, ao registrar o tempo de 1min47s216.

Risco – Button ficou com o quarto lugar, logo à frente do espanhol da Ferrari, seguido de Paul di Resta, Mark Webber, Romain Grosjean, Michael Schumacher e Nico Rosberg. Os dois pilotos da Mercedes não chegaram a sair dos boxes na última série, para poupar pneus para a corrida de domingo – o GP está marcado para as 9 horas (no horário de Brasília). Felipe Massa adotou uma estratégia arriscada durante a primeira classificação. Apostou em buscar seu melhor tempo em poucas voltas na pista, somente com um jogo de pneus macios. A tática acabou dando certo, mas não sem um susto.

Publicidade

Após cravar um bom tempo, o brasileiro correu sério risco, ao ver os rivais superarem sua marca até parar em 16º, a apenas duas posições de ser eliminado ainda na primeira sessão do treino. A estratégia de poupar pneus acabou não surtindo efeito na segunda bateria. Com forte desgaste, Massa teve dificuldades para se equiparar ao ritmo dos rivais. Fez apenas um tempo razoável, de 1min48s344, e não passou do 13º lugar, sem chances de avançar à briga pela pole. Bruno Senna teve desempenho inferior. Após levar um susto no início, ao raspar no muro, avançou à segunda parte do treino no limite, com o 17º e último tempo. Depois da leve batida, ficou de fora pela briga na segunda bateria.

Continua após a publicidade

Publicidade