1/39 Felipe Massa e o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo (Divulgação/VEJA)
2/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
3/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
4/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
5/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe<br> (Reprodução Instagram/VEJA)
6/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
7/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
8/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
9/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
10/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
11/39 Felipe Massa publicou uma fotomontagem nas redes socias, logo após anunciar que vai correr pela Williams (Reprodução/Instagram/VEJA)
12/39 Felipe Massa confirma em rede social que não será piloto da Ferrari em 2014 (Reprodução/VEJA)
13/39 Piloto Felipe Massa, da Ferrari durante treino de qualificação no Circuito da Catalunha, em Montmeló, Espanha (Tom Gandolfini/AFP/VEJA)
14/39 O brasileiro Felipe Massa durante o grande prêmio de fórmula 1 dos Estados Unidos, neste domingo (17) (AFP/VEJA)
15/39 Fernando Alonso e Felipe Massa posam durante corrida promocional na Itália (EFE/VEJA)
16/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, prepara-se para o treino classificatório do GP de F1 do Canadá (Mark Thompson/GettyImages/VEJA)
17/39 Felipe Massa, comemora o terceiro lugar na Fórmula -1 (Ivan Pacheco/VEJA)
18/39 Felipe Massa, Fernando Alonso e Sebastian Vettel durante os preparativos para o grande prêmio do Brasil em Interlagos (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)
19/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
20/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
21/39 Felipe Massa, Jacques Gilleneuve, Fernando Alonso e Stefano Domenicali na homenagem a Gilles Villeneuve, na sede da Ferrari, na Itália (Divulgação/VEJA)
22/39 Felipe Massa fala com seu engenheiro Rob Smedley antes do início do Grande Prêmio da Coreia do Sul em Yeogam-gun (Clive Rose/Getty Images/VEJA)
23/39 Felipe Massa (à dir.) terminou em segundo lugar, na frente do japonês Kamui Kobayashi (Mark Thompson/Getty/VEJA)
24/39 Felipe Massa, no encontro de Ferrari, no circuito de Silverstone (Divulgação/VEJA)
25/39 Felipe Massa: "Estou mais contente em pilotar, com o balanço do carro e com o nível que posso chegar" (Mark Thompson/Getty/VEJA)
26/39 Com duas corridas na temporada, a melhor posição de Felipe Massa foi em 15º lugar, no GP de Sepang (Mark Thompson/Getty/VEJA)
27/39 Felipe Massa participou do comercial da nova Ferrari Califórnia (Reprodução/Twitter/VEJA)
28/39 Felipe Massa, piloto brasileiro da Ferrari, no GP da Malásia, no último domingo (Saeed Khan/AFP/VEJA)
29/39 Felipe Massa, da Ferrari, nos treinos para o GP da Malásia (Roslan Rahman/AFP/VEJA)
30/39 <br><br> Fernando Alonso e Felipe Massa (à dir.) querem mais competitividade nesta temporada da Fórmula 1 (Clive Rose/Getty/VEJA)
31/39 Felipe Massa, da Ferrari, durante treino do GP do Brasil – 26/11/2011 (Clive Mason/GettyImages/VEJA)
32/39 Felipe Massa e Michael Schumacher deixam os boxes, durante o treino classificatório do GP de Abu Dhabi (Srdjan Suki/EFE/VEJA)
33/39 Felipe Massa abraça Lewis Hamilton após vencer o GP do Brasil, mas perder o campeonato para o piloto inglês. 02/11/2008 (Getty Images/VEJA)
34/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, durante a chuva forte que paralisou o GP de F1 do Canadá (Rogerio Barbosa/AFP/VEJA)
35/39 Capacete de Felipe Massa com homenagem a Gustavo Sondermann (Divulgação/Ferrari/VEJA)
36/39 Felipe Massa da Ferrari observa o carro que pegou fogo durante os treinos para a Fórmula 1 em Valencia, Espanha (Kai Försterling/EFE/VEJA)
37/39 (Getty/VEJA)
38/39 (Diego Tuson/AFP/VEJA)
39/39 Primeiro lugar no GP de Monza, Fernando Alonso (esquerda) comemora com o companheiro Felipe Massa, terceiro lugar na prova.<br> (Fred Dufour/AFP/VEJA)
O brasileiro Felipe Massa começou a temporada de maneira tímida, mas se recuperou na segunda metade do campeonato e contribuiu para o vice-campeonato de construtores da Ferrari. Para Luca di Montezemolo, presidente da escuderia, a recuperação do piloto serve como motivação para 2013.
“Não sei para onde você foi na primeira parte do ano, mas estou muito contente com seu retorno”, disse Montezemolo a Massa na festa de Natal da Ferrari. “Superamos a maioria das equipes na classificação de construtores, mas isso também é importante para o próximo ano”, completou.
Massa iniciou sua recuperação no Grande Prêmio da Hungria e pontuou nas últimas 10 etapas do Mundial, incluindo pódios no Japão (segundo lugar) e no Brasil (terceiro lugar). Desta forma, ele pôde ajudar o espanhol Fernando Alonso na disputa pelo título.
“Foi um ano muito difícil para mim, especialmente no começo, quando não conseguíamos encontrar o caminho para melhorar nosso carro. A segunda parte foi diferente e consegui ser mais competitivo, como era antes. Agora estou mais motivado do que nunca”, disse.
Em meio à série de resultados insatisfatórios, Massa teve sua saída da Ferrari especulada. Depois de finalmente renovar seu contrato com a escuderia, o que aconteceu apenas depois dos sinais de recuperação, ele admitiu que a incerteza em torno do assunto o atrapalhou.
(Com Gazeta Press )
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