1/39 Felipe Massa e o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo (Divulgação/VEJA)
2/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
3/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
4/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
5/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe<br> (Reprodução Instagram/VEJA)
6/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
7/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
8/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
9/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
10/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
11/39 Felipe Massa publicou uma fotomontagem nas redes socias, logo após anunciar que vai correr pela Williams (Reprodução/Instagram/VEJA)
12/39 Felipe Massa confirma em rede social que não será piloto da Ferrari em 2014 (Reprodução/VEJA)
13/39 Piloto Felipe Massa, da Ferrari durante treino de qualificação no Circuito da Catalunha, em Montmeló, Espanha (Tom Gandolfini/AFP/VEJA)
14/39 O brasileiro Felipe Massa durante o grande prêmio de fórmula 1 dos Estados Unidos, neste domingo (17) (AFP/VEJA)
15/39 Fernando Alonso e Felipe Massa posam durante corrida promocional na Itália (EFE/VEJA)
16/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, prepara-se para o treino classificatório do GP de F1 do Canadá (Mark Thompson/GettyImages/VEJA)
17/39 Felipe Massa, comemora o terceiro lugar na Fórmula -1 (Ivan Pacheco/VEJA)
18/39 Felipe Massa, Fernando Alonso e Sebastian Vettel durante os preparativos para o grande prêmio do Brasil em Interlagos (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)
19/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
20/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
21/39 Felipe Massa, Jacques Gilleneuve, Fernando Alonso e Stefano Domenicali na homenagem a Gilles Villeneuve, na sede da Ferrari, na Itália (Divulgação/VEJA)
22/39 Felipe Massa fala com seu engenheiro Rob Smedley antes do início do Grande Prêmio da Coreia do Sul em Yeogam-gun (Clive Rose/Getty Images/VEJA)
23/39 Felipe Massa (à dir.) terminou em segundo lugar, na frente do japonês Kamui Kobayashi (Mark Thompson/Getty/VEJA)
24/39 Felipe Massa, no encontro de Ferrari, no circuito de Silverstone (Divulgação/VEJA)
25/39 Felipe Massa: "Estou mais contente em pilotar, com o balanço do carro e com o nível que posso chegar" (Mark Thompson/Getty/VEJA)
26/39 Com duas corridas na temporada, a melhor posição de Felipe Massa foi em 15º lugar, no GP de Sepang (Mark Thompson/Getty/VEJA)
27/39 Felipe Massa participou do comercial da nova Ferrari Califórnia (Reprodução/Twitter/VEJA)
28/39 Felipe Massa, piloto brasileiro da Ferrari, no GP da Malásia, no último domingo (Saeed Khan/AFP/VEJA)
29/39 Felipe Massa, da Ferrari, nos treinos para o GP da Malásia (Roslan Rahman/AFP/VEJA)
30/39 <br><br> Fernando Alonso e Felipe Massa (à dir.) querem mais competitividade nesta temporada da Fórmula 1 (Clive Rose/Getty/VEJA)
31/39 Felipe Massa, da Ferrari, durante treino do GP do Brasil – 26/11/2011 (Clive Mason/GettyImages/VEJA)
32/39 Felipe Massa e Michael Schumacher deixam os boxes, durante o treino classificatório do GP de Abu Dhabi (Srdjan Suki/EFE/VEJA)
33/39 Felipe Massa abraça Lewis Hamilton após vencer o GP do Brasil, mas perder o campeonato para o piloto inglês. 02/11/2008 (Getty Images/VEJA)
34/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, durante a chuva forte que paralisou o GP de F1 do Canadá (Rogerio Barbosa/AFP/VEJA)
35/39 Capacete de Felipe Massa com homenagem a Gustavo Sondermann (Divulgação/Ferrari/VEJA)
36/39 Felipe Massa da Ferrari observa o carro que pegou fogo durante os treinos para a Fórmula 1 em Valencia, Espanha (Kai Försterling/EFE/VEJA)
37/39 (Getty/VEJA)
38/39 (Diego Tuson/AFP/VEJA)
39/39 Primeiro lugar no GP de Monza, Fernando Alonso (esquerda) comemora com o companheiro Felipe Massa, terceiro lugar na prova.<br> (Fred Dufour/AFP/VEJA)
O brasileiro Felipe Massa seguirá na Fórmula 1 em 2014. Segundo o site especializado Motorsport, ele substituirá o venezuelano Pastor Maldonado na Williams. O acordo oficial deve ser divulgado nos próximos dias. Massa receberá salários e não precisará levar recursos para a equipe. O acordo entre o brasileiro e o time inglês será válido por cinco anos. Se seguir na escuderia no próximo ano, o finlandês Valtteri Bottas será o seu companheiro.
Leia também:
Toro Rosso contrata piloto russo de 19 anos para 2014
Fornecedor de pneus quer mais testes para 2014
Há oito anos na Ferrari, Felipe Massa confirmou que estava de saída da equipe há mais de um mês. Em seu lugar, a escuderia anunciou o retorno do finlandês Kimi Raikkonen. Pelo time, o brasileiro disputou 135 GPs, com 15 pole positions e 11 vitórias. Além disso, subiu ao pódio outras 25 vezes. Seu melhor resultado é o vice-campeonato de 2008, quando perdeu o título para o britânico Lewis Hamilton na última curva.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
Siga VEJA Esporte no Twitter
Depois do grave acidente em que esteve envolvido, em 2009, porém, Massa nunca repetiu o desempenho de 2008. Nesta temporada, Felipe Massa é apenas o sétimo colocado do Mundial de pilotos, com 90 pontos – 107 a menos que o companheiro de equipe, Fernando Alonso. Seu melhor resultado é a terceira colocação no GP da Espanha, em maio.
A temporada de 2013
Equipe
Pilotos
Red Bull
Sebastian Vettel (Alemanha)
Mark Webber (Austrália)
Ferrari
Fernando Alonso (Espanha)
Felipe Massa (Brasil)
McLaren
Jenson Button (Grã-Bretanha)
Sergio Perez (México)
Lotus
Kimi Räikkönen (Finlândia)
Romain Grosjean (França)
Mercedes
Nico Rosberg (Alemanha)
Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber
Nico Hulkenberg (Alemanha)
Esteban Gutierrez (México)
Forca India
Paul Di Resta (Grã-Bretanha)
Adrian Sutil (Alemanha)
Williams
Pastor Maldonado (Venezuela)
Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso
Daniel Ricciardo (Austrália)
Jean-Eric Vergne (França)
Caterham
Charles Pic (França)
Giedo Van der Garde (Holanda)
Marussia
Max Chilton (Grã-Bretanha)
Jules Bianchi (França)
Tabela
Data
Local
Autódromo
27/10
Índia
Buddh
03/11
Emirados Árabes
Abu Dhabi
17/11
Estados Unidos
Austin
24/11
Brasil
Interlagos
(Com agência Gazeta Press)
Continua após a publicidade