Publicidade
Publicidade

Davis: Bellucci vence russo e deixa Brasil perto da elite

Brasileiro superou Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1

Thomaz Bellucci deixou o Brasil mais perto da elite da Copa Davis, na noite desta sexta-feira, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Ele venceu o russo Teymuraz Gabashvili no segundo jogo válido pela repescagem da Copa Davis, por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6, 6/0 e 7/6 (7/4). Com a vitória, a equipe brasileira abre 2 a 0 no placar e está a um ponto da vaga no Grupo Mundial da Copa.

Publicidade

Apesar de enfrentar certa dificuldade em alguns momentos da partida diante de Gabashvili, atual 163º colocado no ranking mundial, Bellucci, que ocupa a 41ª posição, fez valer seu favoritismo e passa a somar 13 triunfos em 20 jogos na Davis.

Leia também:

Roger Federer e Maria Sharapova no Brasil: primeiro lote de ingressos evapora –

Roger Federer e Maria Sharapova no Brasil: ingressos custam 350 reais

Continua após a publicidade

Primeiro jogo – Na abertura do confronto entre Brasil e Rússia, Rogério Dutra da Silva venceu Igor Andreev. Depois de perder os dois primeiros sets, o tenista estrangeiro sentiu uma lesão e decidiu abandonar o confronto. Os outros brasileiros que entrarão em quadra são Marcelo Melo e Bruno Soares, neste sábado.

Publicidade
Roger Federer durante partida contra o tenista espanhol Fernando Verdasco pela terceira rodada do US Open 2012
Roger Federer durante partida contra o tenista espanhol Fernando Verdasco pela terceira rodada do US Open 2012 VEJA

Em Amsterdã, na Holanda, o suíço Roger Federer, atual número 1 do mundo, precisou de 1h42m para vencer o tenista da casa Thiemo de Bakker (159º) por 3 sets a 0, com parciais de 6/3 e duplo 6/4. Na partida seguinte, Stanislas Wawrinka (14º) confirmou o favoritismo da equipe suíça e venceu Robin Haase (50º) por 3 a 1 – 6/3, 3/6, 6/3 e 7/6. Com os resultados, os suíços abrem 2 a 0 sobre a Holanda nos playoffs do Grupo Mundial da Davis. Neste sábado os tenistas voltam ao saibro para a rodada de duplas e, no domingo, para as partidas de simples.

No outro confronto, em Gijón, na Espanha, o tenista da casa Nicolás Almagro venceu John Isner, dos Estados Unidos, por 3 sets a 2 (6/4, 4/6, 6/4, 3/6 e 7/5), e ampliou a vantagem do time ibérico, que está a uma vitória da decisão da Davis. Neste sábado, pelo torneio de duplas, Marcel Granollers e Marc Lopez, da Espanha, encaram os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan. No domingo pela manhã, David Ferrer enfrenta Isner, com Almagro e Sam Querrey jogando em seguida.

Enquanto isso, em Buenos Aires, na Argentina, a equipe local abriu o placar contra a República Tcheca. Mesmo sentido dores no punho esquerdo, Juan Martin del Potro (8º) partiu para o sacrifício e derrotou Radek Stepanek (40º), por 3 a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/2. Na outra rodada desta sexta-feira, Juan Mónaco entra em quadra contra Tomas Berdych. No sábado, a dupla argentina Carlos Berlocq/Eduardo Schwank encara os tchecos Ivo Minar/Lukas Rosol.

Publicidade

Nos outros confrontos, válidos pelo Grupo Mundial, houve três empates em 1 a 1 – Cazaquistão e Uzbequistão, Alemanha e Austrália e Japão e Israel. A Bélgica abriu 2 a 0 sobre a Suécia e a Itália vence o Chile por 1 a 0.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade