Publicidade
Publicidade

Com Portuguesa desfalcada, Botafogo vence e lidera sozinho

Campeão carioca marcou três gols e chegou aos 29 pontos, um na frente do Cruzeiro

O Botafogo voltou a assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro ao vencer a Portuguesa por 3 a 1, neste domingo, no estádio do Canindé, em São Paulo. O campeão carioca chegou aos 29 pontos, um na frente do Cruzeiro, que no último sábado goleou o Vitória por 5 a 1, no Mineirão. Mesmo com seis desfalques e jogando improvisado, a equipe paulista teve uma grande atuação, principalmente no primeiro tempo. Mas a derrota a deixou com os mesmos 13 pontos, em 18º lugar, na zona de rebaixamento.

Publicidade

O técnico Guto Ferreira surpreendeu na armação tática da Portuguesa, apesar de ter quase dois times de desfalques – 18 jogadores no total entre suspensos e machucados – entre eles seis titulares: o zagueiro Moisés Moura, o volante Ferdinando, os meias Souza e Cañete e os atacantes Diogo e Gilberto.

A melhor chance de gol da Portuguesa saiu aos 44 minutos, em uma arrancada de Luís Ricardo, que na grande área bateu forte e Jefferson mandou para escanteio, em uma grande defesa. Este lance foi muito reclamado no intervalo pelos botafoguenses. Seedorf discutiu com Gilberto, enquanto que Jefferson recebeu o cartão amarelo por reclamação. Pelo mesmo motivo, o técnico Oswaldo de Oliveira foi expulso, ficando seu auxiliar, Luis Alberto, no banco no segundo tempo.

Publicidade

Segundo tempo – E na volta tudo mudou. O Botafogo conseguiu adiantar o seu meio de campo, saindo da marcação da Portuguesa. A partir daí passou a buscar o gol, que saiu aos 20 minutos, de bola parada. Seedorf cobrou escanteio com efeito e, na segunda trave, o zagueiro Bolívar apareceu para testar firme no ângulo.

A Portuguesa empatou aos 25 após escanteio cobrado por Corrêa. Luís Ricardo apareceu na primeira trave e desviou de cabeça. A bola ainda tocou em Jefferson e na trave, mas entrou.

Não deu tempo de comemorar porque Rafael Marques recolocou o Botafogo na frente aos 26 minutos. Após cruzamento da direita, o atacante dominou na grande área e bateu forte: 2 a 1. Em um contra-ataque, aos 31 minutos, saiu o terceiro gol do Botafogo. Seedorf lançou para Elias pelo lado esquerdo da área. Ele ganhou a disputa de corpo com Corrêa, bateu fraco e cruzado, mas superou Lauro e marcou.

Publicidade

Pelo Brasileirão, a Portuguesa vai tentar a reabilitação contra o Atlético Mineiro, no próximo domingo, em Belo Horizonte. O Botafogo vai defender a liderança em Curitiba diante do Atlético Paranaense.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade