Publicidade
Publicidade

Com gafes e críticas, Romney passa má impressão em Londres

“Homem de lugar nenhum” ou “imbecil” foram alguns dos adjetivos utilizados pela imprensa nesta sexta-feira direcionados ao candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, após as suas gafes diplomáticas que protagonizou no primeiro dia de sua visita a Londres. “Mitt the twit” (Mitt o imbecil) foi a manchete do jornal sensacionalista The Sun […]

“Homem de lugar nenhum” ou “imbecil” foram alguns dos adjetivos utilizados pela imprensa nesta sexta-feira direcionados ao candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, após as suas gafes diplomáticas que protagonizou no primeiro dia de sua visita a Londres.

Publicidade

“Mitt the twit” (Mitt o imbecil) foi a manchete do jornal sensacionalista The Sun ao se referir às críticas que fez à organização dos Jogos Olímpicos, enquanto o The Independent destacou o “desastre Romney”.

“Mitt Romney ofereceu a Barack Obama um presente que não tem preço para a campanha das eleições presidenciais”, considerou o The Guardian.

Publicidade

O republicano feriu o orgulho de seus anfitriões ao iniciar na quinta-feira sua visita a Londres com declarações à televisão sobre a falta de preparo dos britânicos para os Jogos. E depois ainda tentou consertar seu erro elogiando “os grandes progressos” na organização após uma reunião com o primeiro-ministro David Cameron.

Mas os comentários não foram muito apreciados em Downing Street e Cameron respondeu com ironia às críticas do americano, que teve um papel importante na organização dos Jogos Olímpicos de inverno de Salt Lake City, em 2002.

Continua após a publicidade

“Organizamos os Jogos Olímpicos em uma das cidades mais concorridas, ativas e animadas do mundo. É claro que é mais fácil organizar Jogos no meio de lugar nenhum”, disse Cameron, o que valeu a ele depois um convite público do prefeito da capital do estado de Utah.

Publicidade

O candidato também foi motivo de piada entre as 60.000 pessoas reunidas na noite de quinta-feira para um show no Hyde Park, quando o extravagante prefeito de Londres, Boris Johnson, afirmou no palco: “Há uma pessoa que se chama Mitt Romney que quer saber se estamos prontos. Estamos prontos?”. E após os gritos dos presentes acrescentou: “Sim, estamos!”.

Retomando a expressão de Cameron, o Times considerou que “Romney, o homem de lugar nenhum, se perde com gafes sobre os Jogos”.

O jornal citou fontes diplomáticas anônimas que consideravam o candidato republicano “pior do que (a ex-candidata ultraconservadora à vice-presidência) Sarah Palin na diplomacia elementar”.

O ex-empresário também foi criticado por parecer ter esquecido o nome do chefe da oposição trabalhista Ed Miliband, a quem chamou diante da empresa de “Mr. Leader” antes de uma entrevista.

Romney assistirá durante a noite à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, onde a delegação americana será liderada pela primeira-dama Michelle Obama.

Continua após a publicidade

Publicidade