Publicidade
Publicidade

Cielo fica com o bronze nos 50m livre; Fratus chega em quarto

César Cielo ficou em terceiro lugar na final dos 50 m livre dos Jogos Olímpicos de Londres, vencida pelo francês Florent Manaudou, nesta sexta-feira, enquanto o outro brasileiro na prova, Bruno Fratus, ficou em 4º. Manaudou fez um tempo 21.34, à frente de Cullen Jones, prata com 21.54, e de Cielo com 21.59. Já Bruno […]

César Cielo ficou em terceiro lugar na final dos 50 m livre dos Jogos Olímpicos de Londres, vencida pelo francês Florent Manaudou, nesta sexta-feira, enquanto o outro brasileiro na prova, Bruno Fratus, ficou em 4º.

Publicidade

Manaudou fez um tempo 21.34, à frente de Cullen Jones, prata com 21.54, e de Cielo com 21.59. Já Bruno Fratus fez um tempo de 21.61.

Cielo soma agora três medalhas olímpicas, com o ouro nos 50 m e o outro bronze nos 100m conquistados em Pequim-2008.

Publicidade

No entanto, o pódio tem um sabor um tanto amargo para o brasileiro de 25 anos, que tentava igualar as marcas dos seus ídolos, o russo Alexander Popov e o americano Gary Hall, os únicos nadadores a terem conquistado duas medalhas de ouro consecutivas nos 50m livre (Popov em 1992 e 1996, e Hall em 2000 e 2004).

“Não foi uma tristeza completa porque peguei a medalha. Se tivesse saído uma coisa muito errada eu estaria provavelmente mais triste agora, mas não fiquei 100% satisfeito. De qualquer forma, é uma medalha. Acho que tem que valorizar o que é importante, apesar de não ter sido o ouro que eu queria”, declarou Cielo depois da prova.

Apesar da decepção, o nadador paulista estava sorridente, mas quando desceu do pódio com sua medalha para saudar os torcedores brasileiros que o apoiaram no Centro Aquático de Londres, era possível notar alguma melancolia em sua fisionomia.

Publicidade
Continua após a publicidade

“Acho que poderia ter feito melhor, pelo menos terminar com o melhor tempo da minha vida. O francês está de parabéns, fez uma grande prova e mereceu ganhar”, reconheceu Cielo, que fez um tempo 5 décimos mais lento que o de quinta-feira, quando tinha cravado a melhor marca entre os semifinalistas, com 21.54.

Até a final desta sexta, o brasileiro tinha o melhor tempo do ano na distância, 21.38, que conseguiu no dia 24 de abril no troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Se repetisse esta marca, iria ficar apenas com a prata, já que o campeão Manaudou nadou em 21.34.

Bruno Fratus também não conseguiu melhorar seu tempo da véspera, ao completar a distância com dois centésimos a mais do que na semifinal.

Cielo explicou o fato de ter nadado abaixo do esperado pelo desgaste depois de ter disputado os 100 m.

“Estou me sentindo cansado. É o quarto dia seguido de competição, o ritmo foi bem pesado. Eu era o único da competição de hoje a ter disputado os 100 m até a final. Os velocistas precisam descansar bastante. Hoje não estava me sentindo muito bem mesmo, e acabou não saindo do jeito que eu queria”, completou.

A medalha de Cielo é a segunda da natação brasileira nos Jogos de Londres-2012, depois da prata conquistada por Thiago Pereira no sábado passado nos 400 metros medley.

Continua após a publicidade

Publicidade