Em terceiro lugar, o Brasil tem três pontos de vantagem para a Itália; uma vitória sobre o Japão por até 3 a 1 classifica o time de Bernardinho
A Seleção Brasileira de vôlei masculino ficou muito próxima de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Nas primeiras horas deste sábado, a equipe do Brasil venceu a Polônia por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 21/25, 25/18, 25/19 e 15/12. A partida foi válida pela penúltima rodada da Copa do Mundo, que está sendo realizada no Japão.
Apenas os três primeiros colocados da competição asseguram lugar nas Olimpíadas. Em terceiro lugar, o Brasil tem três pontos de vantagem para a Itália, que está com um jogo a menos. Basta uma vitória por 3 a 0 ou por 3 a 1 sobre o Japão, na manhã deste domingo, para o time de Bernardinho classificar-se.
Com suas vagas garantidas, Polônia e Rússia decidem o título. Enquanto os poloneses buscam uma conquista inédita, os russos querem o bicampeonato, pois levaram a Copa do Mundo em 1999. Como União Soviética, somam mais quatro conquistas: 1965, 1977, 1981 e 1991.
O jogo – O primeiro set foi equilibrado até Bartman, da Polônia, acertar uma série de aces e abrir 8 a 6 no placar. Com um ótimo passe, a Polônia conseguiu dilatar a vantagem e fechar o período em 25/18. O Brasil chegou a estar à frente no set seguinte, mas os rivais fizeram 25/21 e garantiram sua classificação à Londres e a briga pelo título na última rodada. Mesmo se perdessem, os europeus já haviam chegado aos 25 pontos, não poderiam mais cair para o quarto lugar e a Rússia abriria no máximo dois pontos.
Confiantes, eles colocaram 13/9 no terceiro set. Bernardinho mexeu na equipe e colocou Bruninho na vaga de Marlon. O levantador mudou o jogo, e com ótimo aproveitamento no passe e no bloqueio, conseguiu impulsionar o time à virada: 25/18. A Seleção chegou a sofrer no quarto período, quando um saque de Kurek empatou em 15, mas conseguiu fechar o jogo com mais duas parciais vitoriosas (25/19 e 15/12).
O destaque do time europeu foi Zbigniew Bartman, autor de 26 pontos, maior marca da partida. O melhor jogador, no entanto, foi o levantador Bruninho, essencial nos 23 tentos de Leandro Vissotto, o principal pontuador brasileiro.
(Com agência Gazeta Press)
Continua após a publicidade