Publicidade
Publicidade

Brasil pede convite para ir ao Mundial na Espanha

Sem ter conseguido vaga no Mundial Masculino de Basquete do ano que vem pela Copa América, torneio classificatório, o Brasil vai tentar ir à competição na Espanha, entre agosto e setembro de 2014, por meio de um convite. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) revelou que já enviou à Federação Internacional (Fiba) o […]

Sem ter conseguido vaga no Mundial Masculino de Basquete do ano que vem pela Copa América, torneio classificatório, o Brasil vai tentar ir à competição na Espanha, entre agosto e setembro de 2014, por meio de um convite. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) revelou que já enviou à Federação Internacional (Fiba) o pedido. Pelos critérios da Federação, quatro vagas serão destinadas a convidados. As equipes que não conseguiram a classificação na quadra devem formalizar um pedido e oferecer uma “doação” à Fiba – dinheiro que será utilizado para promover e divulgar o basquete mundialmente.

Publicidade

No site da CBB, o presidente da entidade, Carlos Nunes, agradece “o apoio das entidades governamentais e esportivas, dos jogadores, da comunidade do basquete, patrocinadores, apoiadores e da mídia nessa empreitada”, mas não revela de onde virá o dinheiro da doação.

Leia também:

NBA: pivô Fab Melo é dispensado pelo Dallas Mavericks

Depois de primeiro jogo, a NBA já promete voltar ao Brasil

Brasileiro Faverani faz estreia discreta pelo Boston Celtics

Entre os critérios definidos pela Fiba (divididos entre esportivo e promocional, econômico e governamental), estão alguns que podem ajudar o Brasil a ganhar um convite, como a popularidade do basquete no país e o histórico de resultados, uma vez que o Brasil foi bicampeão mundial, em 1959 e 1963). A CBB lembra que Brasil e Estados Unidos são os únicos países que disputaram as 16 edições do Mundial e que a seleção brasileira masculina é 10ª colocada no ranking. Mas se as maiores estrelas brasileiras – Nenê, Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão – não confirmarem presença no Mundial a vaga pode correr risco. A CBB não divulgou se na carta que enviou à Fiba anexou as declarações desses jogadores.

Publicidade
Continua após a publicidade

Nos últimos anos, o basquete vem sofrendo com pedidos de dispensa. Na Copa América, por exemplo, todos os brasileiros que atuam NBA não foram à Venezuela. A situação provocou críticas do técnico Rubén Magnano, que cobrou maior comprometimento dos atletas com a seleção.

Leia também:

Dennis Rodman promete livro e entrevista com Kim Jong-un

Oscar é oficializado no Hall da Fama do Basquete

Após eliminação, Magnano quer ficar na seleção brasileira

Já estão garantidos no Mundial: Espanha, Estados Unidos, Angola, Egito, Senegal, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, Irã, Filipinas, Coreia do Sul, França, Lituânia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Sérvia, Austrália e Nova Zelândia. Para as quatro vagas restantes, China, Turquia, Rússia e Itália deverão ser os principais concorrentes do Brasil. O Mundial será disputado entre 30 de agosto a 14 de setembro de 2014 e os convidados serão anunciados após encontro da Fiba nos dias 1º e 2 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade