Brasil ganha bronze inédito no Mundial de Judô
Lutando em casa, equipe feminina brasileira chega à sua primeira conquista em mundial por equipes
A equipe feminina brasileira de judô fez história neste sábado ao conquistar a sua primeira medalha em Mundiais por Equipe. Com o apoio da torcida, em Salvador, o bronze veio após uma vitória arrasadora sobre a Mongólia, por 5 a 0, na disputa pelo terceiro lugar. O Japão venceu a China por 3 a 2 na final e ganhou o ouro pela terceira vez.
Leia mais:
Brasil disputa bronze no Mundial de Judô
A disputa pelo bronze foi tranquila. Erika Miranda, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva venceram os três primeiros combates por ippon, fizeram três pontos e garantiram a medalha. Depois, as outras titulares do Brasil também venceram. Maria Portela com um yuko e Maria Suelen por ippon.
Estrela da seleção, a campeã olímpica Sarah Menezes foi figurante na conquista. O Mundial por Equipes é disputado em cinco categorias de peso, com confrontos individuais que valem um ponto cada. Vence o time que marcar três pontos. A categoria até 48kg, vencida por ela em Londres, não fez parte do programa em Salvador. Sarah foi convocada para lutar contra atletas mais pesadas, de até 52kg, mas só entrou no tatame uma vez, na estreia contra o México.
Contudo, o Brasil esteve bem representado nessa categoria. Erika Miranda venceu suas três lutas. Diante do México, na primeira rodada, na derrota para o Japão, que eliminou a equipe da busca pelo ouro, contra a Turquia, pela repescagem, e finalmente no confronto decisivo com a Mongólia.
Nas sete edições anteriores do Mundial por Equipes o Brasil passou em branco, sem medalhas na categoria feminina. Lutando em casa, chegou à sua primeira conquista.
No domingo acontece a disputa masculina em Salvador. O Brasil vai estrear apenas na segunda fase. Como são 14 equipes na competição, duas delas vão ficar de stand bye nas oitavas de final – a outra com esse privilégio é a França. Assim, os brasileiros vão esperar pelo confronto entre Rússia e Ucrânia para conhecer seu primeiro adversário. Apesar de os russos, com três medalhas de ouro e uma de bronze, terem liderado o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, a equipe não assusta tanto, uma vez que os principais nomes do judô daquele país não vieram à Bahia.
(Com Agência Estado)