Publicidade
Publicidade

BMW lança o i3, seu primeiro modelo elétrico de produção

Ele custará entre R$ 95.000 (EUA) e R$ 104.000 (Europa). Chega ao Brasil em 2014

A BMW acaba de apresentar oficialmente o i3, seu primeiro modelo movido 100% a eletricidade. O evento de lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a participação de executivos da marca alemã em Nova York, Londres e Pequim, reunidos em transmissão simultânea ao vivo. Os carros da submarca “i”, voltada exclusivamente para modelos elétricos, serão fabricados em Leipzig, na Alemanha, em um processo de produção que envolve a utilização de energias limpas, entre elas a eólica. De acordo com dirigentes da BMW, o i3 deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014, apesar de o país ainda não contar com uma regulamentação específica para automóveis elétricos e uma rede estruturada de recarga de baterias para este tipo de veículo nas principais capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Publicidade

Leia também:

BMW mostra o inédito cupê Série 4

Honda ‘recria’ volta histórica de Ayrton Senna em Suzuka

Chevrolet apresenta seu novo SUV compacto, o Tracker

O i3 é um hatchback compacto movido por um motor elétrico alimentado por baterias de íon-lítio e capaz de entregar 125 kW, o equivalente a 170 cv. Este conjunto, denominado eDrive, proporciona ao veículo autonomia de rodagem de até 160 quilômetros sem necessidade de recarga das baterias, cuja vida útil é estimada em 100.000 km e contam com garantia de oito anos. A BMW afirma que o i3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 150 km/h. Segundo a fabricante, uma versão do i3 equipada com um motor a combustão de dois cilindros e 650 cm³, com 34 cv, também será disponibilizada nas lojas. Neste caso, o propulsor tem como função exclusiva gerar energia elétrica e ampliar a autonomia do veículo para 300 km.

Leia também:

BMW e Pininfarina mostram seu cupê conceito Gran Lusso

Test drive: Leaf, o carro 100% elétrico

Carro elétrico: uma moda que ainda não pegou

Continua após a publicidade

Na era do carro flex, país sofre descompasso energético

O i3 pesa pouco menos de 1.200 quilos e sua construção utiliza materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e alumínio. A arquitetura do modelo, batizada de LifeDrive, consiste de dois módulos: superior, que agrega o habitáculo feito de plástico e fibra de carbono, e o inferior, denominado Drive, refere-se à plataforma de alumínio. O i3 chega às concessionárias da BMW na Europa em novembro, após sua estreia no Salão de Frankfurt. Lá o modelo custará a partir de 34.950 euros – pouco mais de 104.000 reais. Em abril, é a vez de os Estados Unidos receberem as primeiras unidades do compacto ao preço inicial de 42.275 dólares – pouco mais de 95.000 reais.

Publicidade

https://youtube.com/watch?v=g1LsT1PVjUA%3Frel%3D0

O novo BMW i3

bmw

https://youtube.com/watch?v=PWBvY0t3kjE%3Frel%3D0

O novo BMW i3

bmw

https://youtube.com/watch?v=ARhSMGtmwO0%3Frel%3D0

O novo BMW i3

bmw

Continua após a publicidade

Publicidade