Publicidade
Publicidade

São Paulo x Tigre e Loco Abreu x Botafogo: os reencontros na Sul-Americana

Edição de 2023 teve os grupos sorteados na segunda-feira, 27, e clubes brasileiros terão jogos com histórias curiosas

Os grupos da Copa Sul-Americana de 2023 foram sorteados, na noite da última segunda-feira, 27, em evento realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Entre os sete brasileiros, o América Mineiro foi o que pegou os maiores desafios, enfrentando Peñarol, Defensa y Justicia e Millonarios, enquanto São Paulo e Botafogo terão reencontros.

Publicidade

O Tricolor foi sorteado no Grupo D, junto ao Tigre, da Argentina. Adversários na final da Sul-Americana de 2012, as equipes protagonizaram uma decisão encerrada no intervalo do jogo de volta, no Morumbi, após confusão generalizada nos vestiários. Na ocasião, o São Paulo vencia por 2 a 0 foi declarado campeão, dando início a uma rivalidade. Onze anos depois, o time argentino tem a chance de se “vingar”.

Enquanto isso, o Botafogo, que volta à competição após quatro anos, terá pela frente um ex-jogador querido pela torcida. Ídolo do Glorioso, Loco Abreu é o treinador do Universidad César Vallejo, do Peru, companheiro do alvinegro no Grupo A. Autor de 62 gols em 105 partidas pelo time carioca, o uruguaio já enfrentou o Botafogo em outras duas ocasiões: pelo Bangu, no Carioca de 2017, e pelo Audax Italiano, do Chile, na Sul-Americana de 2018.

Publicidade

O América Mineiro, equipe que vem se firmando a cenário continental, é o brasileiro com desafios mais complicados, no Grupo F. Finalista do estadual, o Coelho terá como adversários o Defensa y Justicia, campeão da Sul-Americana de 2020, o Peñarol, pentacampeão da Libertadores, e o Millonarios, segundo maior campeão colombiano.

O Red Bull Bragantino, no Grupo C, encara o Estudiantes, da Argentina, o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o Tacuary, do Paraguai. Os adversários do Santos, no Grupo E, são Newell’s Old Boys, da Argentina, Blooming, da Bolívia, e Audax Italiano, do Chile.

O Goiás, que já foi finalista do torneio, está no Grupo G, ao lado de Independiente Santa Fé, da Colômbia, o Universitário, do Peru, e o Gimnasia y Esgrima, da Argentina. O Fortaleza, eliminado na fase preliminar da Libertadores, está no Grupo H, com San Lorenzo, da Argentina, Palestino, do Chile, e Estudiantes de Mérida, da Venezuela.

Publicidade

Confira os grupos:

GRUPO A

LDU (EQU)
Botafogo
Universidad César Vallejo (PER)
Magallanes (CHI)

GRUPO B

Emelec (EQU)
Guaraní (PAR)
Danubio (URU)
Huracán (ARG)

GRUPO C

Estudiantes (ARG)
Red Bull Bragantino
Oriente Petrolero (BOL)
Tacuary (PAR)

GRUPO D

São Paulo
Tolima (COL)
Tigre (ARG)
Academia Puerto Cabello (VEN)

GRUPO E

Santos
Newell’s Old Boys (ARG)
Blooming (BOL)
Audax Italiano (CHI)

GRUPO F

Defensa y Justicia (ARG)
Peñarol (URU)
América-MG
Millonarios (COL)

GRUPO G

Independiente Santa Fe (COL).
Universitario (PER)
Goiás
Gimnasia y Esgrima (ARG)

GRUPO H

San Lorenzo (ARG)
Palestino (CHI)
Estudiantes de Mérida (VEN)
Fortaleza

Publicidade