Publicidade
Publicidade

Histórico de Cássio contra argentinos anima Cruzeiro x Boca

Recém-contratado pela Raposa, goleiro Cássio já levantou troféu contra equipe Xeneize e tem retrospecto de defesas de pênaltis contra clubes da Argentina

O lado azul de Belo Horizonte vive ansiedade por um duelo que representa a retomada. Após anos de crise sem precedentes, com direito a rebaixamento no Campeonato Brasileiro e três temporadas seguidas na Série B, a Raposa está de volta ao grande palco. Nesta quinta-feira, 15, o Cruzeiro visita o Boca Juniors, em La Bombonera, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Publicidade

Sonhando com um título continental após 26 anos (Recopa Sul-Americana de 1998), o time celeste começa a disputar a eliminatória em um dos templos do futebol. Visando decidir no Mineirão, no dia 22 de agosto, o “Cabuloso” conta com Cássio como um trunfo. Recém-contratado, o goleiro carrega histórico positivo contra argentinos durante sua passagem pelo Corinthians.

O retrospecto de Cássio contra Argentinos

Aos 37 anos, Cássio coleciona grandes atuações contra equipes da Argentina: em 23 partidas, soma sete vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Coincidentemente, a principal lembrança é justamente contra o Boca Juniors, em uma final de Libertadores.

Publicidade

À época, o goleiro vivia seus primeiros dias com a camisa do Corinthians, ainda que já tivesse brilhado na campanha, no duelo das quartas de final, contra o Vasco. E marcando uma equipe cirúrgica e consistente, ele passou segurança para o empate em Buenos Aires e a vitória no Pacaembu, levando o Timão à conquista da América pela primeira vez.

Os momentos foram de mais glórias do que tristezas. Em um total de seis encontros eliminatórios – excluindo a final de 2012 -, Cássio (com o Corinthians) se classificou quatro vezes, enquanto caiu apenas duas. Uma de suas eliminações ocorreu contra o mesmo Boca, nas oitavas de final da Libertadores de 2013, em encontro marcado por erros da arbitragem comanda por Carlos Amarilla no jogo de volta. A outra foi diante do Racing, nas oitavas de final da Sul-Americana de 2017.

23 jogos
7 vitórias
11 empates
5 derrotas
12 gols sofridos

1 título (Boca, Libertadores 2012)
4 classificações (Racing, Sul-Americana 2019, Boca, Libertadores 2022; Estudiantes, Sul-Americana 2023; Newell´s Old Boys 2023)
2 eliminações (Boca, Libertadores 2013; Racing, Sul-Americana 2017)

Publicidade

Cássio: gigante nos pênaltis

Talvez a maior valência de Cássio durante a carreira seja o seu desempenho em cobranças de penalidades. Aproveitando-se de sua estatura (1,95m de altura e 2,05m de envergadura com os braços abertos), o Gigante, como é apelidado, já foi o personagem principal de classificações, brilhando no “x1” contra batedores adversários.

Em sua primeira classificação contra argentinos, o goleiro que veste tradicionalmente a camisa 12 brilhou. Diante do Racing, no El Cilindro de Avellaneda, foi destaque na disputa por pênaltis, com duas defesas, que levaram o Timão à segunda fase da Sul-Americana de 2019.

Cássio foi responsável direto pela classificação - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Cássio brilhou contra argentinos em sua carreira – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Três anos depois, em novo duelo contra o Boca Juniors Libertadores, novo show de Cássio. Decidindo em La Bombonera, o Corinthians se classificou para as quartas de final da competição com ajuda do goleiro, que defendeu dois chutes durante os pênaltis.

Em 2023, ele voltou a ser importante na Sul-Americana. Nas oitavas, fechou o gol no jogo de volta contra o Newell´s Old Boys, em Rosario, e com 10 defesas (6 de chutes de dentro da área), garantiu o empate, que classificou o Timão após vitória na ida.

Nas quartas de final, contra o Estudiantes, o arqueiro brilhou mais uma vez. Após vitória na ida, o Alvinegro foi batido na volta por 1 a 0, com 11 defesas (7 de chutes de dentro da área) de Cássio que ainda levaram a decisão para as penalidades. Na disputa, ele defendeu uma das cobranças e terminou como herói – e algoz argentino.

Piadas de argentinos sobre carrasco Cássio

A coincidência de o Boca Juniors cruzar justamente com o novo clube de Cássio gerou uma onda de brincadeiras nas redes sociais.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade