Publicidade
Publicidade

Tímido em retorno, Bernard cogita readaptar posição no Galo

De volta ao Atlético, antigo "ponta alegria nas pernas" disse potencializar características com mais liberdade, mas deixou escolha com Milito

O Atlético Mineiro venceu o San Lorenzo, na última terça-feira, 20, e se classificou para as quartas de final da Libertadores. A vitória apertada, que manteve vivo o sonho do bicampeonato da América para o Galo, contou, porém, com mais um jogo apagado de Bernard.

Publicidade

Revelado nas categorias de base do clube, ele está de volta ao Atlético após 11 anos. Campeão da Libertadores em 2013, o à época garoto se despediu como uma promessa, exaltada pela velocidade e pelos dribles rápidos.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Seu destaque ultrapassou os limites atleticanos. Vestindo a camisa do Brasil, foi apelidado de “Alegrias nas Pernas” por Luiz Felipe Scolari, ex-treinador da seleção e do Galo – inclusive, a oficialização da volta de Bernard para a segunda metade deste ano ocorreu durante o trabalho de Felipão.

Publicidade
Bernard durante a final da Libertadores de 2013 - Bruno Cantini / Atlético
Bernard durante a final da Libertadores de 2013 – Bruno Cantini / Atlético

Bernard, com essas características, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e viu sua transformação começar. Com apenas 1,64 m de altura, habilidoso na condução de bola e criativo, passou a ser utilizado mais centralizado, em processo que continuou no Everton, no Al-Sharjah e no Panathinaikos.

De volta ao Galo, mas diferente

E depois de acumular passagens por diferentes mercados da Europa, Bernard retornou, aos 31 anos. A volta, prontamente, acendeu a expectativa da torcida, que tem com sua “cria” uma relação de carinho quase palpável.

Por outro lado, aquele garoto de pernas alegres já não é mais o mesmo. Marcado por algumas lesões e adaptado em uma função mais próxima ao centro de campo, sequer chegou a atuar como um ponta, colado à linha lateral.

Publicidade

No esquema de Gabriel Milito, que em grande maioria das vezes ataca com cinco atletas, Bernard foi um dos “homens de meio” em todas as vezes. Tendo em vista que a ideia do técnico consiste em ter um atleta aberto de cada lado, pode-se dizer que o camisa 20 foi testado como meia, ou como uma espécie de segundo atacante.

Tem funcionado?

Bernard tem 10 jogos desde que retornou ao Galo. Sem nenhum gol ou assistência, ele, no entanto, já deu 17 passes para finalização, de acordo com o site de estatísticas Sofascore.

Titular em oito das partidas, o “xodó da torcida” foi reserva em um dos principais jogos do Atlético na temporada. Bernard foi chamado por Milito já no intervalo contra o San Lorenzo, na Arena MRV, substituindo Matías Zaracho, um de seus concorrentes pela posição.

Pouco acionado em uma partida muito física, trocou apenas 11 passes. Ainda assim, conseguiu criar uma chance, quando cruzou com a perna esquerda para Eduardo Vargas cabecear para fora.

Como Bernard prefere jogar?

Após a classificação, Bernard foi questionado por PLACAR sobre suas preferências dentro de campo. O meia-atacante também respondeu sobre o entendimento do seu estilo de jogo por parte do técnico.

“No momento em que eu fechei com o Atlético, era o Felipão que estava. Então, quando ele (Milito) chegou, acredito que ele pôde ver alguns vídeos meus nos últimos anos”, disse.

“Nos últimos anos, venho jogando de ponta-esquerda, mas mais centralizado, por dentro. Hoje tive maior liberdade para cair pelos dois lados, então isso facilitou as minhas características”, prosseguiu.

Bernard ainda afirmou que está aberto a contribuir, citando a possibilidade de se readaptar à posição mais aberta em campo: “Eu quero ajudar o Atlético de todas as formas. Eu quero conquistar títulos. Então, se for para eu me readaptar, ou me adaptar a alguma situação, sempre vou dar meu melhor.”

Classificado, o Atlético Mineiro enfrenta o Fluminense nas quartas de final da Libertadores. A partida de ida, com mando do Tricolor, acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, enquanto o jogo de volta, com mando do Galo, está marcado para ocorrer na semana seguinte, entre os dias 24 e 26.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade