O São Paulo está de volta à Libertadores após dois anos de ausência. Tricampeão da competição e segundo brasileiro com mais participações – são 22, ao lado do Grêmio, dois a menos que o Palmeiras -, o Tricolor Paulista enfrenta nesta quinta-feira, 4, o Talleres, no estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina (saiba onde assistir). A partida marca o jogo de número 200 do clube na competição.

Vencedor em 1992, 1993 e 2005, o time que já contou com nomes históricos como Rogério Ceni, Raí e Müller em suas campanhas também já bateu na trave em outras três ocasiões: foi vice em 1974, 1994 e 2006.

Em quantidade de títulos, o Tricolor está empatado com os compatriotas Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos, além do paraguaio Olimpia e do uruguaio Nacional.

Em participações entre os brasileiros, porém, só perde para o Palmeiras, que está em sua 24ª. Em jogos, comparando com os rivais do país, está atrás apenas do Verdão e do Imortal.

Quando entrar em campo pela primeira rodada, a equipe do MorumBis escreverá mais uma página gloriosa na competição. Para celebrar o número histórico alcançado, PLACAR relembra fatos marcantes. Confira;

5 JOGOS GLORIOSOS

Primeira partida da final de 1974

Disputando sua primeira final do torneio, o São Paulo venceu o jogo inaugural diante do Independiente, da Argentina: 2 a 1 no Pacaembu, com gols de Pedro Rocha e Mirandinha. O triunfo foi consolidado após o time argentino sair na frente no placar.

Nos jogo seguinte, vitória por 2 a 0 dos argentinos em Avellaneda provocando um terceiro confronto, de desempate. Em Santiago, novo triunfo do Independiente por 1 a 0.

Segunda partida da final de 1992

Após ser derrotado pelo Newell’s Old Boys por 1 a 0 em Rosário, o São Paulo usou a força do Morumbi para correr atrás do placar. Com Telê Santana no banco de reservas, além de lendas como Zetti, Cafu, Raí, Muller e Palhinha, a equipe devolveu o 1 a 0 com um gol de Raí, de pênalti.

Nas penalidades, conquistou o título vencendo por 3 a 2. Foi a primeira vez que a América foi pintada de vermelho, branco e preto.

Primeira partida da final de 1993

Após virada, São Paulo foi para o bicampeonato da Libertadores -